Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Petrópolis investe em divulgação fora da cidade para atrair turistas

Com o alto valor do dólar, os turistas brasileiros vem procurando destinos dentro do próprio país, e Petrópolis quer aumentar sua visibilidade para se manter entre as principais escolhas dos visitantes no Rio de Janeiro. Desde o ano passado, o município vem investindo na participação em feiras especializadas em turismo e, pela primeira vez, estará com estande próprio na Festuris – a Feira Internacional de Turismo, em Gramado, no Rio Grande do Sul, que é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina. O evento acontece entre os dias 08 e 11 de novembro, com a expectativa de receber mais de 10 mil profissionais vindos de todos os continentes.

A divulgação fora da cidade é uma das estratégias da Turispetro, para levantar ainda mais o setor, que é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento do município. Entre as principais, Petrópolis esteve nas duas últimas edições WTM Latin America, evento business-to-business de três dias que promove a América Latina para o mundo, em São Paulo, e a BNT Mercosul, que reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre fornecedores do Brasil e da América do Sul, em Itajai, no Rio.

Este ano, Petrópolis estará com participação inédita na Festuris – já que pela primeira vez terá um estande próprio – e justamente na edição especial da feira, que está comemorando 30 anos. O slogan desta vez será “Turismo e negócios sempre viajam juntos”. Mas, antes do evento, na última semana, a secretaria participou da 4ª edição Dia do Guia Jonosake, uma importante feira de divulgação turística realizada no Sítio Jonosake, em Itaguaí, na Região da Costa Verde. A rota cervejeira foi o tema desta edição, que contou com a participação de dois mil guias de turismo de toda a Região Sudeste.

“Ficamos no estande da Região Serrana, junto com Nova Friburgo e Guapimirim. As pessoas perguntaram muito sobre o Natal Imperial e sobre os atrativos da cidade em geral. O estande chegou a ter fila de espera para receberem informações. Diversas cervejarias da cidade também participaram do evento, já que temos um circuito turístico cervejeiro forte no município”, explica Fabricia da Silva, chefe da sessão operacional de eventos da Turispetro, lembrando que o evento também contou com a participação da Rainha da 29ª Bauernfest. Este é o segundo ano que o município participa.

Outra contribuição importante entre as agências e guias de turismo foi 11ª Convenção de Vendas da Schultz, realizada em abril em Petrópolis e que já dá resultados. A operadora já registra 280 passageiros que compraram pacotes para a Cidade Imperial, gerando mais de 900 diárias, chamadas de rooming nights, na língua do turismo. Ao todo, a presença dos agentes pode chegar a movimentar mais de R$ 25 milhões com a venda do “destino Petrópolis”.

Nota A no Mapa do Turismo Brasileiro, o setor em Petrópolis representa R$ 660 milhões do PIB anual do município. No total, a cidade costuma receber 1,6 milhões de visitantes por ano. Nos últimos cinco anos, foi verificado um aumento de 16,8% no total de empreendimentos hoteleiros, passando de 101 em 2013, para 118 em julho de 2018. Atualmente, a cidade oferece 6.153 leitos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).