Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Petropolitanos são destaque com 1º lugar em concurso no 60º Congresso Brasileiro do Concreto

Quatro estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacaram no 60º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), conquistando o 1º lugar – de 36 equipes inscritas de universidades de todo o país – no concurso Quem sabe faz ao vivo, realizado durante o evento em Foz do Iguaçu, no Paraná. A competição, que aconteceu na última sexta-feira (21), teve como objetivo a confecção de um traço de concreto, em tempo real, com materiais que foram disponibilizados na hora para os participantes e que tivesse o menor consumo de cimento, mas com maior resistência possível.

“Acho que é uma vitória imensa que faz a gente confirmar todo o esforço de toda a equipe, professores e alunos, acreditando que nós tínhamos capacidade de disputar os primeiros lugares. É o resultado do trabalho de um tempo imenso, de mais de 10 anos pesquisando laboratórios diariamente e continuamente. E isso nos traz essa vitória extasiante”, comemora o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Robson Gaiofatto.

Os alunos Leonardo de Souza Corrêa, Luana Ferreira de Carvalho, Ana Cláudia de Mello Nascimento e Ana Beatriz Brandão Medina Dolher Souza – estudantes do 7º e 8º períodos – formaram a equipe da UCP vencedora, sendo uma das duas do Estado do Rio de Janeiro que competiram. O grupo teve que fazer em 40 minutos o chamado traço ou dosagem de concreto, que é a quantidade de cada material que vai entrar na dosagem – pedra, areia, cimento, água e aditivos – para atingir a maior resistência, a cor determinada e com menor consumo de cimento para ficar mais barato.

“Aqui, quando fazemos os testes, a gente faz em uma hora e já sabendo onde estão os materiais. Lá tivemos 40 minutos para encontrar o material, que é diferente do que trabalhamos aqui, e não conhecíamos o que tinha. A brita, por exemplo, é diferente da nossa daqui. Mas a nossa experiência foi incrível. Uma atmosfera que não esperávamos. Fizemos 16 traços na faculdade para ver esse trabalho desenvolver”, comenta o grupo que ficou nos últimos 4 meses trabalhando diariamente para o concurso, realizado no congresso que aconteceu entre os dias 17 e 21 de setembro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).