Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Alunos de Petrópolis são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Quatro estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP) conquistaram medalhas de ouro, prata e duas de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por meio do Instituto de Física da Instituição. A competição aconteceu em maio, mas o resultado só foi divulgado neste mês consagrando os estudantes medalhistas no Nível 3, voltado a alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II.

O medalhista de ouro foi o aluno Pedro Vieira e a de prata ficou com a estudante Helena Fontes, ambos do 6º Ano. Já as duas de bronze foram dos estudantes Diego Pereira e Kevin de Amorim, os dois do 9° ano. A OBA acontece desde 1998 e o CAUCP participa da competição desde 2000, conquistando diversas medalhas nesse período.

O evento é aberto a escolas da rede pública e privada de ensino de todo o país com mais de 860 mil estudantes inscritos. A competição é dividida em quatro níveis: Nível 1 para alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental; Nível 2 do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental; Nível 3 do 6° ao 9° ano do Fundamental II; e Nível 4 para Ensino Médio. Todos que atingem as notas estabelecidas para cada medalha são premiados.

Para o professor de Ciências do CAUCP, Denis Eletherio, que organiza a competição na escola, o resultado é uma conquista dos alunos e resultado do desempenho e trabalho desenvolvido na sala de aula.

“Creio que essa conquista vai fomentar neles o interesse pela astronomia, pela astronáutica e ciências afins. Além disso, promove a difusão de conhecimentos básicos nesta área e testa os conhecimentos obtidos extracurricularmente, associando informações interdisciplinares”, frisa o docente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).