Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Programação do Outubro Rosa tem início em Petrópolis

A campanha de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama já começou e diferentes ações acontecem em Petrópolis neste mês para marcar o Outubro Rosa.

Nesta quinta-feira (4), acontece a 2ª edição do Viver BEM Eu Quero no auditório da InterTV, destinado a homens e mulheres. A entrada é franca

A ação promovida pelo blog Viver Eu Quero, em parceria com a emissora de TV, começa às 9h30 e 12h30 com uma programação diversificada que inclui um bate-papo especial sobre exercício físico, com o professor Estevão Scudese; esclarecimentos sobre tratamentos dermatológicos, com a médica Roberta Peres; orientações sobre rastreamento do câncer de mama, com a Drª Karuline Catein; uma emocionante história da paciente e blogueira Day Sant’Anna, além de um  quiz com muitos prêmios.

De acordo com o INCA, até o final do ano de 2018, estima-se cerca de 600 mil novos casos de câncer, sendo que, com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos mais frequentes são os cânceres de próstata (68.220 novos casos), em homens e mama (59.700 novos casos), em mulheres.

Segundo a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia anual é indicada para as mulheres entre 40 a 74 anos de idade, sendo acima de 75 reservada para aquelas que tenham expectativa de vida maior que 7 anos. É isto o que informa a médica radiologista Karuline Catein, também palestrante e apoiadora do evento. Ainda segundo ela, dados epidemiológicos recentes apontam que o câncer de mama é uma doença de alta prevalência entre as mulheres no Brasil e em todo o mundo. “O câncer de mama não escolhe cor ou raça, podendo ocorrer em qualquer mulher, saber isso é importante para despertar em todas, a realização do rastreamento anual, independente de ter história familiar ou não”, alerta.

É muito importante abordar esta questão da hereditariedade do câncer de mama. Esses casos existem, entretanto representam a minoria. Estima-se que apenas de 5 a 10% dos casos de cânceres de mama estão relacionados ao fator hereditário. Já os outros 90% estão associados a mutações genéticas aleatórias e outros fatores de risco inerentes ao estilo de vida, como, por exemplo: sedentarismo, obesidade e alcoolismo.

“Desde que fui diagnosticada com câncer de mama, uma das perguntas que mais ouço é ‘ah, mas você tem algum caso na família, não é?’. Normalmente a pessoa acredita que só se tem o câncer de mama quando há o fator hereditário. Isso é um grande mito e se transformou em uma ‘desculpa’ para muitas mulheres postergarem os exames de rastreamento. A maioria das pacientes que tiveram esse diagnóstico não possui nenhum caso na família, portanto, qualquer mulher que esteja na faixa etária de rastreamento deve manter os seus exames em dia. O câncer de mama descoberto precocemente tem enormes chances de cura”, conta Day Sant’Anna, paciente e autora do blog Viver Eu Quero.

É por esta questão que a programação também contempla uma abordagem sobre exercícios físicos. A prática regular de exercícios não apenas é considerado uma importante ferramenta na prevenção do câncer (assim como de diversas outras doenças), mas também é capaz de diminuir o risco de recidiva do câncer, para aqueles que sobreviveram à doença.

“Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão Scudese.

Já a parte de orientações e dicas sobre tratamentos dermatológicos prevista na programação do Viver BEM Eu Quero cumpre dois papéis importantes: ser um atrativo especial para o público, mas também auxiliar pacientes oncológicos quantos às inúmeras dúvidas que surgem quanto aos cuidados pessoais durante e após a luta contra o câncer.

“Queremos proporcionar uma manhã agradável, com um bate-papo descontraído e tentar esclarecer algumas dúvidas das pacientes em relação aos cuidados com a pele. Além disso, dar algumas dicas que tenho certeza que elevarão a autoestima de qualquer mulher”, observa a dermatologista Roberta Peres.

É importante lembrar que o evento também é aberto ao público masculino, pois o câncer de mama também pode acometer os homens, ainda que eles representem apenas 1% dos casos de câncer de mama.

As vagas são gratuitas, mas limitadas e serão garantidas pela ordem de chegada.

Veja abaixo a programação completa:

09:30 – Recepção pela Classe AA Cerimonial e Abertura.

09:45 – Alongamento – Professor Estevão Scudese.

10:00– Palestra sobre Exercício Físico – Professor Estevão Scudese, educador físico.

10:25 –Depois do Câncer Eu Renasci – Day Sant´Anna, blogueira e paciente.

10:50 – Mitos e Verdades sobre câncer e beleza – Dra. Roberta Peres, dermatologista.

11:15 – Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama – Dra Karuline Catein, radiologista mamária.

11:40 – Prática: você sabe como fazer o autoexame das mamas? – Dra Karuline Catein.

11:50 – Quiz – jogo com perguntas sobre as palestras anteriores que premiará aqueles que estiverem atentos ao jogo e às palestras.

12:30 – Encerramento do evento

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).