Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Orquidários movimentam o turismo em Petrópolis

Petrópolis é uma bela cidade nas quatros estações do ano, mas é na primavera, que além dos pontos turísticos tradicionais, os circuitos mais procurados pelos visitantes são Parque Cremerie, Vale do amor e Caminhos do Brejal. Seguindo essa demanda de natureza, os orquidários também movimentam o turismo da região. São mais de dez espalhados pelos distritos da cidade.

Como mais uma opção de visitação para o período da primavera, os orquidários oferecem uma ampla diversidade de espécies da flor. O mercado de cultivo de orquídea está se consolidando na região e se tornando uma referência no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o produtor Luiz Strzalkowski, o seu orquidário localizado em Santa Mônica, Itaipava, recebe grupos de visitantes de outros estados.

“Eu recebi um grupo de Belo Horizonte e vou receber mais um grupo de Cabo Frio. Durante o passeio ao orquidário, eu vou explicando todo o processo de cultivo. Vou contando desde a hibridação até o florir. Também dou dicas de como cuidar e manter a orquídea”, contou Luiz que possui mais de 40 mil plantas em andamento, ou seja, que estão prestes a florir.

Segundo o produtor que está no mercado há mais de 50 anos, a espécie que melhor se adapta ao clima da serra é a orquídea cattleya, que possui em torno de 70 tipos, e é a mais vendida. O gênero de orquídea phalaenopsis possui aproximadamente 50 tipos, e apesar de existir a produção na região, ela não se adapta ao frio e precisa ficar protegida em estufas.

“Nosso objetivo é sempre valorizar os pequenos empreendedores de toda região. Os turistas gostam de produtos e cultivos feitos em Petrópolis, e isso movimenta a economia da cidade. Estamos sempre valorizando nossos produtores locais e dando espaço para eles em nossos eventos”, ressalta o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Visando valorizar os pequenos empreendedores da região, o município organiza feiras e eventos no Palácio de Cristal para incentivar e descobrir novos microempreendedores a entrar no mercado regional.  O próximo encontro é a quarta edição Agroserra que acontece do dia 12 ao 14 de outubro no Palácio de Cristal.

Foto em destaque: reprodução/Facebook Orquidário Binot

Serviço

Orquidário Binot

Endereço: Rua Fernandes Vieira, 390 – Retiro

Telefone: (24) 2248-5665

Orquidário Serrano

Endereço: Rua Neuza Goulart Brizola, 2200 – Santa Mônica, Itaipava

Telefone: (24) 98881-9420

Orquidário Quinta do Lago

Endereço: Rua Domingos José Martins, 195 – Bonsucesso

Telefone: (24) 2236-2140

Floralia Orquidários Reunidos

Endereço: Estrada Alcobaça, – Samambaia

Telefone: (24) 2242-4340 / (24) 2243-6050

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).