Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Via de acesso à comunidade do Contorno é desinterditada

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias desinterditou a via de entrada à comunidade do Contorno. Dessa maneira, a Escola Municipal Leonardo Boff, que estava fechada em virtude do risco oferecido pelo acesso, também está liberada. No entanto, todas as 55 residências permanecem interditadas por tempo indeterminado, até que a concessionária apresente o laudo de vistoria das residências, uma a uma, atestando explicitamente condições totais de habitabilidade em segurança à vida humana. A nota técnica com as exigências da Defesa Civil foi entregue nesta última sexta-feira (19) ao Ministério Público Federal (MPF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Federal (PF) e à concessionária da BR-040.

A Defesa Civil considerou que a Concer apresentou dados que apontam para um cenário de possível retorno à normalidade daquela localidade, liberando a via de acesso à comunidade do Contorno, possibilitando com isso a desinterdição da Escola Municipal Leonardo Boff. As empresas contratadas pela Concer devem realizar as obras de contenção, recuperação estrutural, sistemas de drenagem e as demais intervenções na localidade, com a finalidade de restabelecer a normalidade e a manutenção da segurança no local, mitigando a recorrência de riscos.

No entanto, a nota técnica cita que a Concer não cumpriu com as exigências feitas no documento entregue pela Defesa Civil no dia 18 de setembro. O relatório dizia que os estudos entregues pela Concer não foram conclusivos, sem a garantia que as residências estão em condições de serem habitadas. A Defesa Civil aguarda também que a concessionária explique o motivo pelo qual foram vistoriadas apenas 33 casas, restando outras 22 ainda a serem examinadas.

“Não trabalhamos com nenhum prazo para a liberação das casas, enquanto a Concer não apresentar os estudos referentes a todas as residências, atestando a segurança de cada uma delas. Os imóveis estão interditados para a segurança dos moradores e permanecem assim até que as exigências da Defesa Civil sejam cumpridas e que seja comprovada a total segurança das edificações”, garante o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A emissão do documento foi um dos encaminhamentos definidos em uma reunião realizada na última terça-feira, em que participaram técnicos da Defesa Civil, representantes da Concer e do MPF. No encontro, a concessionária ganhou o prazo para apresentar esclarecimentos sobre os laudos das residências, que termina na próxima quarta-feira (24). No mesmo dia, a empresa irá apresentar prazo para a elaboração do cronograma do plano de ação no local.

No dia 07 de novembro de 2017, por volta de 9h, ocorreu um massivo deslizamento de terra na altura do km 81 da BR 040, às margens da pista sentido Rio de Janeiro, próximo à Comunidade do Contorno, região justamente sob a qual estava sendo escavado o túnel, parte das obras da NSS, abandonado pela Concer. O deslizamento gerou uma cratera de cerca de 20 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro e provocou o desabamento de uma residência. O trecho da Serra de Petrópolis foi isolado por bombeiros, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Defesa Civil. Cerca de 95 famílias ficaram desabrigadas e a Escola Municipal Leonardo Boff foi completamente esvaziada e precisou ser realocada.

Foto: Marcello Santos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).