Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

Museu Imperial vai representar o Brasil na I Conferência da Aliança de Museus do BRICS

No período de 24 a 27 de outubro, Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial, e o Presidente substituto do Ibram, Marcos Mantoan, representarão o Brasil na I Conferência da Aliança de Museus dos BRICS, que acontecerá no Museu Nacional da China, em Pequim.

Na ocasião, os delegados brasileiros participarão de reuniões para a construção de uma agenda coletiva para os museus da África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia, com ênfase nos aspectos relativos à conferências, exposições,  programas de treinamento e intercâmbio, programas colaborativos no campo da conservação e preservação de bens culturais e construção de  uma página web para compartilhamento de informações entre os museus dos países participantes.

Paralelamente, o professor Maurício Ferreira apresentará a palestra “A função e missão do museu no contexto da globalização e da desglobalização” no Fórum Acadêmico da conferência. Segundo o diretor do Museu Imperial, a apresentação permitirá construir uma analogia entre os aspectos da globalização atual (mundialização, globalização e planetarização) com o movimento análogo ocorrido no século XIX e que deu origem à formação das modernas sociedades-estado. Assim, ganha destaque a reflexão sobre as viagens intercontinentais do século XIX, nas quais os viajantes/cronistas/exploradores produziram registros visuais do Brasil para o mundo. Nesse contexto, Maurício Ferreira irá discorrer sobre os artistas que visitaram e registraram a natureza e a paisagem antrópica dos países dos BRICS, como o chinês Sunqua, o barão alemão naturalizado russo George Heinrich von Langsdorff, o francês Jacques Etienne Victor Arago, o inglês Augustus Earle, o suíço Abram-Louis Buvelot e o prussiano Eduard Hildebrandt, dentre outros,  com base nas  pinturas e litografias da Coleção Geyer.

Imagem em destaque: Eduard Hildebrandt. Igreja de Santa Luzia. Óleo sobre tela, 34x47cm, c. 1844 (Coleção Geyer/Museu Imperial-Ibram-MinC).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).