Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Ambiente

Terceiro ecoponto de coleta seletiva será instalado no Quitandinha

Em novembro, os moradores da região do Quitandinha vão ter mais facilidade para participar da coleta seletiva do município e conseguir descontos na conta de luz através do ecoponto que será instalado em frente à sede da Comdep. Será o terceiro local na cidade onde será possível levar o material reciclável. Nos outros dois, 40,5 toneladas de resíduos foram entregues por quase 1,2 mil participantes de janeiro a julho.

Todo trabalho será feito em parceria entre a Comdep e a Enel Distribuição Rio, como já acontece na Mosela e em Itaipava. A estrutura é similar à que fica no Parque Municipal, com a concessionária disponibilizando um contêiner para recepcionar o material reciclável e os equipamentos usados no serviço (computador, balança, etc.), enquanto a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis vai ceder funcionários para fazer o cálculo do desconto.

“Esse é um trabalho que já é feito no município e que tem dado certo, não só por dar a destinação correta para o lixo que pode ser reaproveitado, mas também pelos descontos na conta de luz. O objetivo é ampliar os serviços feitos no município e não é diferente com a coleta seletiva. Por isso, agora será instalado o ecoponto, dessa vez em frente à Comdep, o que vai facilitar ainda mais para quem quer participar e mora no Quitandinha, Independência, Dr. Thouzet, São Sebastião, Siméria, ao longo da Cel. Veiga”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O ecoponto será feito em contêineres com 2,5 metros de largura e oito metros de comprimento. Ele vai funcionar de 8h às 17h30, mesmo horário de funcionamento da Comdep.

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia na primeira vez que levar o material reciclável ao ecoponto. Pelo número do cliente, é feito um cadastro e o morador ganhar um cartão. A partir da segunda vez que for levar o material reciclável ao ecoponto, basta apresentar o cartão. O desconto será computado no cartão e o abatimento virá na próxima fatura.

Materiais devem ser limpos

 A coordenadora de educação ambiental da Comdep, Jussara Gatto Justen, explica como deve ser feita a separação para entrega dos materiais. “A primeira coisa que o morador deve separar é o lixo orgânico do lixo seco. O ecoponto não recebe alimentos, com exceção do óleo de cozinha. Outro cuidado é que os materiais devem estar limpos, porque se não os materiais podem ficar contaminados e impedir o reaproveitamento deles. É bem simples: uma caixinha de leite ou uma garrafa pet, por exemplo, basta lavar com água e depois levar para o ecoponto”, exemplifica.

Papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas pet); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de café solúvel, aguardente,etc); ferros em geral; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.) são alguns exemplos do que pode ser entregue e gerar descontos na conta de luz.

Uma boa maneira de saber se aquele material é reaproveitável é procurar o símbolo da reciclagem, um desenho com três setas apontando uma para outra formando um triângulo. Elas representam o ciclo do produto no mundo: a primeira representa indústria que fabrica o produto; a segunda, o consumidor que faz o uso dele; e a última, o retorno desse resíduo para a cadeia produtiva (através da reciclagem).

Até julho, a Mosela tinha 942 participantes e 24 toneladas recolhidas. O ecoponto fica Rua Mosela, sem número, em frente à Cruz Vermelha (funcionamento de segunda a sexta, de 7h30 e 16h30). Já em Itaipava, o endereço é Estrada União e Indústria, 10.000 (aberto todos os dias, de 8h às 17h). Nos sete primeiros meses do ano, eram 247 pessoas cadastradas e 16,5 toneladas entregues.

Coleta seletiva em Petrópolis

 Em Petrópolis, o material reciclável também é recolhido em seis bairros pelo programa “Porta a Porta” – Bingen (segunda), Mosela (terça), Valparaíso (quarta), Morin (quinta), Alto da Serra (sexta) e Bairro Castrioto (sábado) – e mais três locais – Centro, Corrêas e Araras – contam coma coleta eventual. São cerca de 60 toneladas de materiais como plástico, papel, metal e vidro recolhido por mês.

“A coleta seletiva traz a preservação do meio ambiente, porque retira da natureza materiais que demorariam anos, décadas, até séculos para se decompor, mas também tem impacto direto no dia a dia da população. Ao reaproveitar corretamente algo iria para o lixo sem necessidade, melhora a limpeza da rua, diminui a poluição de solo, água e ar, é possível gerar empregos com a reciclagem. Os benefícios são inúmeros para o planeta e para a sociedade”, ressalta o diretor técnico-industrial da Comdep, Marcos Albuquerque.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).