Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Obra de aterramento da Rua do Imperador é retomada

O governo do estado já pediu a prefeitura a desobstrução de quatro trechos da Rua do Imperador para reiniciar as obras a aterramento dos fios no lado ímpar da via, uma obra iniciada em 2009 e que até hoje não foi concluída. No ano passado o enterramento chegou a ser reiniciado, porém, suspenso com a crise econômica vivida pelo governo do estado. Os recursos para a obra são de R$ 6,6 milhões.

A secretaria de Obras do Estado já está acompanhando de perto a intervenção e solicitou apoio do município para fazer a passagem dos cabos em alguns pontos onde a empresa responsável está com maior dificuldade.

Até aqui, já foi feito lançamento da fiação subterrânea para cerca de 15% das lojas instaladas ao longo da principal rua do Centro Histórico. Em alguns pontos da via, a tubulação colocada há quase uma década para receber a fiação está obstruída por causa do tempo em que obra ficou paralisada. A Secretaria de Obras fará essa desobstrução e, com isso, o trabalho terá sequência.

A obra é possível graças a recursos de R$ 6,6 milhões obtidos pelo governo do estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur). Ela é um complemento do que já foi feito do lado par da Rua do Imperador em 2009.

A obra tem quatro partes e começou pela instalação de dutos na fachada das lojas. Depois, teve início a passagem dos cabos, seguida da ligação das redes de baixa e média tensão. A última parte será colocação das chaves de redes. Só após o enterramento dos fios é que haverá remoção dos cabos aéreos, postes e transformadores, além da instalação subterrânea de 430 metros de rede de alta tensão.

O projeto já foi reapresentado para aprovação da Enel por causa de necessidade de pequenas modificações e o material da obra já foi adquirido pela empresa responsável pelo trabalho, a Engeluz.

Um Comentário

  1. Pq nos bairros os cabos já não são colocados subterrâneos ? Vejo colocando novos cabos de quaisquer das operadoras e, sempre pelos postes. Vão esperar saturar, como na Avenida, para depois fazer ???

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).