Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Horário de verão tem início neste fim de semana

Na virada de sábado (3) para domingo (4), os relógios deverão ser adiantados em uma hora com o início oficial do horário de verão, mas alguns smartphones Android provavelmente não farão a atualização automática. Por esse motivo, o Google recomenda que todos que tiverem um compromisso importante, como os 5,5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, façam o ajuste manual do telefone antes de irem para a cama.

Os donos de smartphones com o sistema operacional Android, sobretudo aqueles que sofreram com a falha do dia 21, devem entrar no menu “Configurações” e procurar pelo item “Sistema”. Depois, acessar a função “Data e Hora”, desativar as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” e adicionar uma hora ao horário local, nos estados onde o horário de verão é implementado.

À meia-noite do dia 21 de outubro, clientes das operadoras foram surpreendidos com o horário de celulares e computadores adiantados em uma hora. Mesmo com a adiamento do horário de verão definido ainda no final do ano passado, a programação automática das operadoras de telefonia não foi corrigida. A mudança do início do horário de verão, para o dia 4 de novembro, foi feita pelo presidente Michel Temer a pedido do ministro Gilmar Mendes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Temer assinou um decreto para reduzir o período com o objetivo de evitar conflitos com as eleições. É que se o novo horário já estivesse em vigor, no domingo do segundo turno da eleição presidencial e para governador em 13 estados e no Distrito Federal, a diferença de fuso horário no Acre em relação à Brasília, por exemplo, seria de três horas.

Quando há alguma alteração da hora, como a que ocorre no Brasil por conta do horário de verão, os fabricantes do dispositivo em que roda o Android podem alterar o sistema ao enviar uma atualização. Esse update modifica o banco de dados de fuso horário. No ano passado, o governo brasileiro alterou o início do horário de verão em 2019 do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. É aí que mora o problema

Alguns fabricantes até lançaram mão de mecanismos para atualizar os smartphones e tablets de suas marcas sem exigir que todo o sistema seja completamente atualizado. As operadoras de celular também podem ajustar o horário ao enviar um sinal contendo as informações corretas de hora e fuso horário. Só que esse sinal não atualiza o arquivo de banco de dados, mas deve permitir que dispositivos com “Hora e data automáticas” e “Fuso horário automático” ativados ajustem automaticamente seu fuso horário para que corresponda à hora local. Essas atualizações não chegaram a todos os celulares, haja vista o que aconteceu há duas semanas quando vários donos de celulares relataram que seus seus relógios foram adiantados em uma hora.

*Com informações da Agência Brasil, Jornal Extra e UOL

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).