Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Edição especial comemorativa do Cine Pagu acontece neste domingo

Neste domingo (11), o Cine Pagu promove uma edição especial, a última de 2018, com a exibição de um filme feito em Petrópolis, roda de conversa e uma festa. A 22ª edição do projeto será realizada no Estúdio Aldeia, a partir das 15h. O evento é gratuito e aberto ao público.

O evento, que comemora mais de um ano de atuação do cineclube, vai ter exibição de curta-metragem “Rolezinho da Liberdade” feito em Petrópolis com a presença do diretor e membros da equipe, roda de conversa com todas as debatedoras que participaram das edições anteriores do Cine Pagu e uma festa com uma playlist só de artistas mulheres.

Sinopse do filme: Em agosto de 2013, a Praça da Liberdade passa por uma grande reforma. A intenção era revitalizar e criar melhores condições de acesso para as pessoas de classes sociais mais favorecidas, os moradores do entorno da praça. Porém, após o término das reformas algo inesperado aconteceu. A juventude periférica da cidade construiu um movimento espontâneo de ocupação do espaço, que hoje é conhecido como Rolezinho. O mini-documentário traz a realidade desse movimento, contada por quem faz parte dele, trazendo à tona a discussão da ocupação do espaço público e a segregação sócio espacial.

Festa “ou vai ou racha” – Playlist Mulheres Incríveis: festa dedicada às mulheres que representam o seu poder através da música. Todas aquelas que revolucionaram o universo musical, e ainda o fazem, reunidas numa playlist que vai de Nina Simone à Mc Carol, de Elis Regina à Rihanna. Vai rolar também muita Elza Soares, Amy Winehouse, Rita Lee, Erikah Badu e Anitta.

Sobre o Cine Pagu

É um Cineclube de Petrópolis, que promove sessões de cine-debate com foco na questão da mulher, relações de gênero e identidade, e que amplia suas discussões em torno da educação, política e direitos humanos de forma geral. Desde agosto do ano passado, conta com sessões gratuitas, temáticas variadas e filmes de ficção e documentários. Além disso, o cineclube conta em todos os encontros, com a presença de provocadoras-debatedoras pertinentes aos temas propostos, para realizar as discussões após as exibições. Tendo pouco mais de um ano de existência e 21 edições, as sessões acontecem em salas do centro da cidade, além de ocupar escolas públicas e comunidades da região. O projeto alcança um número cada vez maior de pessoas, sendo considerado por muitos o cineclube mais atuante da região serrana do Estado Rio de Janeiro.

O Estúdio Aldeia fica na Rua Olavo Bilac, 265 – Castelânea.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).