Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Polo do Núcleo de Assistência Farmacêutica começa a funcionar em Corrêas com mais de 300 tipos de medicamentos

Nesta segunda-feira (12), mais um polo do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) será aberto à população, disponibilizando mais de 300 tipos de medicamentos, para tratamentos diversos, para os cerca de 2000 pacientes ativos no Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A nova unidade funcionará em Corrêas, na rua Vigário Corrêa, 69-A.

Antes da nova sede, o NAF contava com o atendimento na farmácia do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em estrutura reduzida e era de acesso dificultado para os pacientes que não eram oriundos do HAC.

O local contará com profissional da área farmacêutica que contribuirá na avaliação de cada solicitação de medicamento. De acordo com a chefe do NAF, Rosilene Borsato Costa, a equipe é preparada para analisar os pedidos e, no caso de solicitação de medicamento em específico, que esteja fora da lista definida pelo Ministério da Saúde e pelo Município, terá condições de substituir ou avaliar outra medida para o fornecimento da medicação que melhor atenda ao tratamento do paciente. “Vamos trabalhar com as medicações determinadas pelo Ministério da Saúde, mais as que o município entende como necessárias para atender as necessidades da população”, reforça Rosilene.

A lista de medicações disponível no NAF pode ser consultada através do site da Prefeitura e também estará relacionada em uma cartilha, que será fornecida aos profissionais da rede médica do município. Com essa medida, se pretende uniformizar o atendimento público de saúde. “Se formos somar tudo que fornecemos nos postos de saúde, a nossa lista de remédios é muito maior do que a gente já dispensa dentro de um protocolo, mas existem muitos médicos que ainda prescrevem fora dessa lista e muitas vezes temos produtos que podem ser substituídos”, destaca Rosilene.

O NAF atende todos os usuários da rede pública de saúde e ainda, reforça o fornecimento de medicamentos indicados por mandato judicial, por demanda administrativa e remédios básicos. Os pacientes da rede privada que recorrerem ao polo, passam por avaliação do receituário médico. A recomendação é de que a cidade funcione com duas unidades, a outra fica localizada na Rua Epitácio Pessoa, no Centro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).