Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Universidade inaugura primeiro Polo Avançado de Atendimento ao Idoso do Estado

Nesta última segunda-feira (12) foi inaugurado o Polo Avançado de Atendimento ao Idoso que funcionará na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Polo Avançado do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC) – o primeiro fora do âmbito judiciário. A iniciativa é uma parceria entre a Instituição e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o IBGE,  Petrópolis é a cidade com maior população idosa da Região Serrana do Rio com aproximadamente 43 mil acima de 60 anos. “A importância deste Polo Avançado é pelo pioneirismo da atividade, sendo o primeiro do estado em uma cidade que tem uma das maiores concentrações de idosos. E por possibilitar o atendimento mais exclusivo dessas pessoas, com mais atenção e mais voltado realmente às necessidades da pessoa idosa. Até porque vamos atender além do aspecto jurídico, mas também o psicológico, financeiro e também o relacionamento com as famílias. Muitas vezes a família do idoso precisa de assistência para saber lidar com uma situação nova e que cada vez é mais comum, que é o envelhecimento. Só tenho a agradecer à UCP por ter abraçado essa causa”, disse a Juíza, Dra. Lísia Carla Vieira Rodrigues.

O Polo Avançado de Atendimento ao Idoso da UCP oferecerá para esse público em especial serviços no âmbito jurídico, mas também nos aspectos econômicos e psicológicos para problemas como: violência ao idoso, superendividamento e relacionamentos familiares. Será um espaço não apenas de mediação para questões relacionadas às pessoas da terceira idade, mas de atendimento em diversas áreas com suporte do corpo docente dos Centros Acadêmicos da Universidade.

Inicialmente, o espaço estará aberto para o atendimento exclusivo ao idoso às sextas-feiras. A ideia é reservar um dia dedicado a esse público, dando não apenas o suporte jurídico na resolução de conflitos, mas também uma atenção a outras demandas da pessoa idosa.

IBGE aponta crescimento de 18% no número de idosos em 5 anos

De acordo com pesquisa feita pelo IBGE, nos últimos cinco anos o número de idosos cresceu 18%, ultrapassando 30 milhões de pessoas nessa faixa etária – com 60 anos ou mais – em 2017. O Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, ainda segundo o Instituto, são os estados com maior proporção de idosos, ambos com 18,6% de suas populações dentro desse grupo etário.

Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UCP e coordenadora do curso de Direito, Sintia Coelho, a iniciativa proporcionará um crescimento único a todos os envolvidos. “Ganhamos experiência de vida. Nós ganhamos, os idosos ganham, a sociedade ganha. E os alunos ganham na formação por terem a oportunidade de lidar com esse público tão especial que é o idoso”, afirma.

Pioneira no âmbito da mediação

A UCP está à frente no tema sobre resolução de conflitos, sendo pioneira no âmbito da mediação no município e a primeira instituição do país a receber autorização junto à OAB para reconhecimento da prática em mediação como estágio. Quando o assunto ainda não tinha a atenção devida, foi criado na Universidade um núcleo de prática em mediação para os estudantes do curso de Direito. A UCP também é a primeira instituição do Estado, fora do âmbito judiciário, a abrigar um polo avançado do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC), por meio de convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e o TJ-RJ.

Foto: Lucas V. de Oliveira Figueiredo

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).