Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Centro de Terapia Oncológica já registrou 74 casos de câncer de próstata neste ano

O cuidado com a saúde masculina, sobretudo no Novembro Azul – mês de alerta à conscientização, prevenção e ao diagnóstico do câncer de próstata –, merece sempre muita atenção. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de novos casos de câncer de próstata em 2018 está acima de 68,2 mil – surpreendentemente acima do câncer de mama, 59,7 mil – em todo o país, com óbitos superiores a 13,7 mil. A estimativa do órgão é que este ano cerca de 186 novos casos da doença sejam diagnosticados por dia no país.

Já de acordo com dados do Centro de Terapia Oncológica (CTO), em 2017, foram registrados 85 casos da doença em Petrópolis. Este ano já foram 74. Segundo o oncologista do CTO, Julio Vieira de Melo, o diagnóstico precoce é importante porque está relacionado diretamente com as chances de cura. “Quando a doença é detectada em fase inicial, a taxa de cura é maior do que 80%, seja com cirurgia ou radioterapia”, afirmou.

Desta forma, as empresas de transporte público de Petrópolis aderiram a campanha Novembro Azul e toda a frota que circula na cidade, ou seja, cerca de 400 ônibus, foi adesivada com um laço azul que representa o movimento. A campanha de conscientização ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e vai ocorrer durante todo o mês de novembro.

A empresas também vão realizar bate-papos de conscientização sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata neste mês. A Turb Petrópolis ainda iluminou com a cor azul a garagem que fica na rodovia BR-040 como forma de chamar a atenção para o tema.

O câncer de próstata, tal como o de mama em mulheres, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), como também apontam dados do Inca. Assim, para o oncologista e diretor da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico – unidade do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro –, Carlos de Andrade, tão importante quanto estar atento aos sintomas é manter uma agenda regular de visitas ao médico, a fim de identificar precocemente um diagnóstico, caso haja suspeita da doença.

“Se o tumor for descoberto no estágio inicial, há tratamento e elevadas chances de cura. Caso ele se espalhe pelo corpo, essas chances desaparecem. Muitos homens desconhecem que somente o exame do PSA – Antígeno Prostático Específico, que pode indicar o aparecimento de problemas na próstata, caso apresente alterações – não é suficiente para diagnóstico de todos os tumores. Por isso, é fundamental que homens a partir dos 40 anos (caso tenham histórico familiar, pois a recomendação é para os que não têm fatores genéticos é a partir dos 50 anos) procurem um urologista para a realização do toque retal. A avaliação pode ajudar muito no diagnóstico precoce, salvando vidas”, orienta.

O oncologista destaca, ainda, que tornar universal a toda a população sintomas, formas de prevenção e fatores de risco pode fazer a diferença na redução do número de novos casos: “Sinais como sangue na urina, sensação de bexiga não completamente vazia e dificuldade de urinar são os mais comuns e apontam para a presença de tumores na próstata. Por isso, todos os homens, principalmente os acima de 40 anos, devem conhecer esses sintomas. Também é essencial saber que a qualidade de vida é um poderosa arma de prevenção. A combinação de exercícios regulares com um cardápio saudável, repleto de frutas, legumes, cereais, grãos integrais e pouca gordura, sobretudo as de origem animal, é um forte aliado na prevenção do câncer de próstata”, garante.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).