Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Procon disponibiliza dicas e sugestões para a Black Friday em cartilha no site do órgão

A conhecida Black Friday é uma prática tradicional nos Estados Unidos que inaugura a temporada de compras para o Natal com muitas promoções que acontece um dia após o Dia de Ação de Graças no mês de novembro. O Brasil vem adotando há alguns anos a data e promovendo remarcações para aumentar as vendas. Este ano, o dia marcado por promessas de descontos acontece no dia 23 de novembro.

Após a conclusão do levantamento de preços dos produtos mais vendidos durante a Black Friday pela equipe do Procon Petrópolis, o órgão está, agora, disponibilizando em seu site oficial cartilhas para empresas e consumidores verificarem às regras que regem o Código de Defesa do Consumidor. O acesso pode ser feito pelo www.petropolis.rj.gov.br/procon.

Nos dias 22 e 23, a equipe do órgão irá realizar uma ação itinerante para orientar a população na Praça Alcindo Sodré. A intenção é explicar, de forma simples a legislação que protege o consumo, além de estar com fiscais de prontidão para atender os chamados da população em caso de constatação de irregularidades.  Lojas de departamento, telefonia, eletrônicos e similares, entre outras, terão que honrar com os descontos prometidos, sob pena de multa do Procon. O órgão também estará com fiscais de plantão para apurar denúncias sobre irregularidades durante a Black Friday em tempo real. A partir de zero hora de sexta-feira (23), fiscais estarão em lojas que abrirem às portas para orientar os consumidores.

“O ano passado as ações em torno do Procon Petrópolis tiveram efeitos positivos. Por orientação do prefeito Bernardo Rossi, nossas equipes estavam de prontidão para qualquer caso de irregularidades e esse ano a ordem é manter esse tipo de ação. Estamos trabalhando com a questão da prevenção e educação e isto tem tido bons resultados. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer qualquer dúvida e apta a identificar irregularidades e autuar, caso seja necessário”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

A orientação do Procon é que durante suas compras o consumidor fique alerta quanto a possíveis fraudes. Por gerar grande fluxo de pessoas nas lojas sejam elas físicas ou on-line, a população deve ficar de olho em alguns pontos como a reputação de loja que vai comprar, a forma de pagamento escolhida, monitorar os preços para evitar ser enganado, preços muito inferiores do praticado no mercado, entre outros.

 

Foto: imagem ilustrativa

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).