Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (26) acontece a abertura oficial da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” que acontece em todo o mundo, uma vez por ano. Em Petrópolis acontece a palestra da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS ad), Leandra Iglesias, com o tema “Álcool, drogas e a Violência Doméstica”, às 9h30 na Casa dos Conselhos, na Avenida Koeler, 260 – Centro.

Serão 16 dias de conscientização com palestras por todo município ministradas pela equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), subordinado ao Gabinete da Cidadania, com o objetivo de mobilizar as pessoas sobre a violência contra mulher e reforçar as ações de proteção.

“Estou levando fé na participação da sociedade civil e dos integrantes dos conselhos, na luta da igualdade do direito das mulheres. Conscientização e informação são as únicas formas de terminar com qualquer tipo de violência. Vamos trabalhar no campo das ideias para transformar”, destacou a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes.

Mais de 160 países já aderiram à Campanha que teve sua primeira edição em 1991 e em 2003 no Brasil. As ações acontecem simultaneamente com a participação do poder público e da sociedade civil em prol da conscientização pelo fim da violência de gênero. O intuito é chamar a atenção da sociedade para os fatores que naturalizaram a agressão das mulheres, em especial, por companheiros, pais e parentes próximos. Além disso, mobilizar e conscientizar a população para que denuncie todos os tipos de violência praticados contra meninas e mulheres no Brasil e no mundo. A Campanha começou no dia 25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro –  Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Serão 16 dias de ativismo, durante uma campanha conhecida mundialmente. Os números de denúncias são bem expressivos na cidade. Precisamos lutar contra essa violência contra a mulher, conscientizando as pessoas. Para isso daremos palestras em escolas, postos de saúde, empresas, Cras entre outros”, destacou a coordenadora do CRAM, Cleo De Marco.

A próxima palestra acontece no dia 27 de novembro no CRAS da Posse, com o tema Violência Doméstica.

Como denunciar?

O público feminino pode procurar o Cram que fica na Rua Santos Dumont, 100 – Centro. Para denunciar ou solicitar informações, basta ligar para o telefone: 2243-6152. O funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta. O Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) fica na 105ª DP, no Retiro, 24 horas por dia, com policiais femininas atendendo as vítimas de violência em um ambiente reservado. A PM mantém o projeto “Guardiã da Vida”, que atende ocorrência de violência doméstica. Além disso, as petropolitanas também contam com o Ônibus Lilás, que foi reintegrado ao sistema de atendimento em agosto e atua como um “Cram itinerante”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).