Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Projetos Sociais

Projeto Visão do Futuro distribui óculos para alunos da rede municipal

Em dezembro, aproximadamente 200 alunos de escolas da rede municipal de Educação receberão óculos gratuitamente, durante o Festival de Petrópolis. A iniciativa, chamada de “Ação Social – Visão do Futuro”, integra a programação do III Festival Imperial de Cinema de Petrópolis. Nesse último sábado (24) alunos de sete escolas da rede municipal passaram por avaliação médica e exames específicos na Oftalmo Clinica, parceira do evento. Na ocasião, eles também puderam escolher as armações dos óculos que irão receber.

Mil crianças – entre 6 e 10 anos – participaram de uma triagem realizada nos últimos meses por técnicos voluntários do projeto. Na ocasião, os pais e responsáveis levaram para a clínica os estudantes em que foi identificada a necessidade de exames específicos. Todos os exames foram ofertados gratuitamente. “Nas crianças é notória a necessidade de uma boa visão para a aprendizagem. Nesses primeiros anos a visão ainda está em desenvolvimento por isso é tão importante que os exames sejam feitos nessa faixa etária. Tudo ocorreu da melhor forma possível e ficamos felizes com o resultado da ação”, explicou a Dra. Ana Luisa Aleixo.

Segundo Daniela Monteiro, organizadora do II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis, a intenção é de que a ação cresça no próximo ano. “Desde a triagem até a escolha das armações, todas as etapas do projeto foram cumpridas com muita responsabilidade e carinho com as crianças. Acredito que esse projeto seja mais do que especial porque os óculos podem mudar a vida das crianças que precisam desse cuidado. Agradecemos os parceiros do projeto e vamos realizar a entrega dos óculos escolhidos durante uma sessão muito especial no Festival de Cinema”, disse.

O Festival vai ocorrer de 28 de novembro a 1º de dezembro no Sesc Quitandinha e contará com a exibição de filmes nacionais de ficção e documentários. O filme de abertura do evento será “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, de Andrucha Waddington. A programação também destaca as ficções nacionais “10 Segundos para Vencer”, de José Alvarenga Jr; “Sequestro Relâmpago”, de Tata Amaral; e “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues.

A Mostra GloboNews/ Globo Filmes destaca documentários biográficos: “Todos os Paulos do Mundo”, sobre o ator Paulo José, dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira;  “Marcia Haydée”, de Daniela Kallman, sobre a vida da bailarina, coreógrafa e diretora de balé; e “Henfil”, que resgata a vida e obra do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho.

A programação no Sesc Quitandinha inclui também longas infanto-juvenis como o nacional “Tudo por um Popstar”, de Bruno Garotti, com Maisa Silva, Mel Maia e Klara Castanho; e a animação franco-belga “O Quadro”, de Jean-François Laguionie.

Em parceria com a Cinemateca Francesa, serão exibidos no Cineclube do Filé os clássicos franceses: “O Batedor de Carteiras”, de Robert Bresson, e “Os Guarda-chuvas do Amor”, de Jacques Demy.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).