Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Dezembro Verde: mês de conscientização e combate ao abandono de animais

O caso do cão que foi espancado e morto por um segurança de uma rede de supermercados em Osasco/SP chocou o país nos últimos dias. O crime, que está sendo investigado pela polícia local, causou indignação por parte da população e das ONGs e entidades que apoiam a causa animal.

Ações criminosas como essa infelizmente são muito comuns, inclusive em Petrópolis, como o caso da cadela Rosinha, que foi queimada pelo próprio dono e, posteriormente, resgatada e salva por protetores de animais.

A necessidade de conscientizar e orientar a população sobre as consequências de crimes ligados ao abandono e maus tratos contra animais fez com que a Dog’s Heaven – entidade filantrópica de proteção animal – abraçasse a campanha do Dezembro Verde, que tem como objetivo principal esclarecer a população sobre as consequências de tais crimes.

A campanha de conscientização é realizada nesse mês devido ao aumento do número de casos de abandono de cães e gatos. Por ser período de festas e férias, muitos donos de animais acabam abandonando seus pets nas ruas ou deixando-os acorrentados em casa, sem os cuidados necessários.

Os voluntários e protetores da Dog’s Heaven relatam que os casos de abandono de cães e gatos em Petrópolis praticamente duplicam nesse mês e, a falta de apoio dos órgãos públicos e de políticas voltadas à causa animal torna o trabalho de proteção ainda mais difícil. Ações de fiscalização de denúncias e também o incentivo à castração podem salvar vidas e ajudar a reduzir o número de animais na rua.

Além disso, a falta de conhecimento da população sobre as penas ligadas a crimes ambientais, bem como a falta de punição para aqueles que os cometem, trazem a sensação de impunidade tornando ainda mais difícil o trabalho das entidades de proteção animal.

“O animal é um membro da família, não é descartável. É sinônimo de amor e proteção. Não o abandone”, destaca Guilherme Agnew, criador e responsável pela Dog’s Heaven, que cuida de cerca de 200 animais abandonados em Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).