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Cidade

DNIT licita obra de recuperação da União e Indústria neste mês

O edital para a contratação da empresa que será responsável pela obra de recuperação dos 25 quilômetros da Estrada União e Indústria no trecho entre o Retiro e Pedro do Rio será lançado pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – no início deste ano. Orçada em R$ 40 milhões, a expectativa é de que a obra seja iniciada em março.

A análise de preços foi concluída no DNIT em Brasília e os trâmites estão ocorrendo dentro do prazo esperado. A publicação do edital para contratação da empresa será feita pela Superintendência do DNIT no Rio de Janeiro.

“A expectativa é de que a obra seja iniciada em março. A confirmação do lançamento do edital de licitação foi uma ótima notícia e o poder público vai continuar acompanhando todo processo. Um grupo de trabalho foi instituído para esse fim. Além de beneficiar os moradores, essa revitalização garante a segurança dos empresários e comerciantes que utilizam diariamente a via para escoamento da produção, ou seja, é um trecho extremamente importante para a cadeia econômica da cidade”, afirmou Marcelo Fiorini.

O projeto de reforma prevê a pavimentação, sinalização e melhorias na drenagem de todo o trecho entre o Retiro e Pedro do Rio – que é de responsabilidade do DNIT. A prefeitura vai realizar, no decorrer da obra, pequenas intervenções como a construção de baias de ônibus e pequenos alargamentos na pista. Vale salientar que o projeto foi apresentado para o Ministério Público Federal em setembro de 2018 e a prefeitura instituiu um grupo de trabalho para acompanhar todo o trâmite da recuperação da Estrada União e Indústria. Além das secretarias de Obras, de Desenvolvimento Econômico e da CPTrans, a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica também compõe este grupo de trabalho, ao lado dos empresários Jorge de Botton e Aloísio Rodrigues e do vereador Maurinho Branco.

A reforma da União e Indústria se arrasta há quase 10 anos. Em 2009, a justiça determinou que o DNIT fizesse um projeto de recuperação da estrada, o que não ocorreu e rendeu uma multa de R$ 14 milhões ao órgão. Em 2011, o projeto até foi idealizado, mas não saiu do papel. Em 2016, uma licitação foi feita, mas a vencedora abriu mão do contrato e a segunda colocada não teve interesse na obra. Desde 2017, o município cobra que o Dnit finalmente realize a reforma.

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