Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Ambulatório do HAC conta com atendimento especializado para as doenças inflamatórias intestinais

Há quatro meses foi implantado o atendimento da especialidade em doenças inflamatórias intestinais na cidade, para atender a demanda que segue o aumento mundial do índice da doença. Semanalmente novos diagnósticos da doença de Crohn e Retocolite ulcerativa são registrados. O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro realiza periodicamente o acompanhamento dos pacientes que devem seguir o tratamento de forma contínua.

As doenças inflamatórias intestinais não têm cura e os pacientes precisam de cuidado intensificado, seguindo orientações para o uso regular da medicação e readequação de hábitos alimentares, entre outros fatores, para se alcançar maior qualidade de vida.

Em Petrópolis são registrados cerca de 20 novos pacientes por ano e, considerado o impacto que as doenças inflamatórias intestinais podem causar na vida do paciente, se atentou para a necessidade da implantação de um núcleo específico para o atendimento. Antes de ser encaminhado para o tratamento de especialidade, o paciente passa pela avaliação de um profissional da área gástrica no próprio ambulatório e a partir daí, segue um cronograma de acompanhamento.

De acordo com o médico responsável pelo ambulatório, o gastroenterologista José Francisco da Silva Vieira, Petrópolis acompanha a média mundial de registro de novos casos. Anualmente são notificados até 14 novos casos para cada 100 mil habitantes, de pacientes com a doença de Crohn ou Retocolite ulcerativa. “As doenças inflamatórias intestinais são quaisquer processos inflamatórios, agudo ou crônico, no trato gastrointestinal. Algumas possuem causas conhecidas, outras não”, destaca o profissional, reforçando que entre 80 e 90% dos casos são identificados os sintomas específicos da doença de Crohn ou Retocolite ulcerativa, que vão exigir uma mudança de vida dos pacientes.

E como para a maioria dos tratamentos, o diagnóstico precoce é um forte aliado para o combate à doença. “Os sintomas podem começar com diarreia, discreta dor abdominal e muitas vezes não se identifica de início, o que retarda o início do tratamento. O quanto antes se diagnosticar, menor as complicações, diminui a necessidade cirúrgica e melhor a qualidade de vida”, destaca o profissional. Em estágio avançado, as doenças exigem tratamento crônico e o paciente é submetido a cirurgias. A medicação indicada é oferecida pelo Ministério da Saúde na rede pública.

A importância do acompanhamento está pelo fato de os pacientes necessitarem seguir uma série de recomendações para que mantenham uma vida saudável. José Francisco destaca que as doenças inflamatórias intestinais podem ser consideradas questão de saúde pública, tendo em vista que as pessoas, quando não tratadas e durante o tratamento intensivo, passam a ter algumas atividades limitadas, muitas vezes se privando do convívio social. Os pacientes passam a ter restrição no consumo de carnes, derivados de leite, açúcar refinado, entre outros. “São doenças que afetam as pessoas na fase mais produtiva de suas vidas, entre 15 e 40 anos de idade, ou após os 60 anos. Debilita as pessoas para o trabalho e oferece um comprometimento socioeconômico, psíquico e afasta as pessoas do convívio social”, reforça. A reeducação alimentar é fundamental para a melhora do quadro.

O surgimento da doença segue fatores genéticos, imunológicos e ambientais (hábitos alimentares, tabagismo, uso de anti-inflamatórios não hormonais e antibióticos em excesso). “São hábitos que alteram a microbiota (flora) intestinal e que podem abrir o quadro da doença”, explica o médico.

Ações de conscientização são realizadas para alertar sobre a doença

Os pacientes diagnosticados com alguma doença inflamatória intestinal, além de receber o acompanhamento que contribui para a manutenção da qualidade de vida, podem participar de grupos de apoio, onde vão poder trocar experiências e saber a lidar melhor coma doença. O grupo Retocrohn Petrópolis é mantido na rede social e pelo WhatsApp, fornecido aos participantes do grupo, as pessoas também podem buscar informações. Todos os anos, o Dia Internacional das Doenças Inflamatórias Intestinais tem ações de conscientização no dia 19 de maio. Em Petrópolis são realizadas caminhadas durante esse mês.

Um Comentário

  1. Ótimo, só vamos ver se teremos ar refrigerado ou ao menos ventiladores , pq estive lá e vi o que passam os funcionários pacientes sem nenhum ventilador. Um absurdo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).