Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

Trilhas da cidade tem atraído cada vez mais praticantes de esportes radicais e de aventura

Com 200 quilômetros de trilhas, Petrópolis é cenário ideal para os amantes dos esportes de aventura. Terra do campeão mundial de mountain bike, o petropolitano Henrique Avancini, não são mais apenas os moradores que desfrutam dessas belezas naturais. Cada vez mais amadores, atletas e até equipes profissionais de outros municípios têm procurado a Cidade Imperial para seus treinos. A prática fortalece não só o esporte, como também movimenta o turismo, já que muitos visitantes acabam se hospedando por aqui, consumindo em restaurantes e no comércio.

Prova do potencial da cidade, este ano, Petrópolis recebe uma etapa inédita da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), nos dias 9 e 10 março, no Vale do Cuiabá, com a presença de atletas renomados da modalidade de todo o mundo, mas diversos campeonatos acontecem ao longo do ano, como a Copa MXF Rio de Enduro de Regularidade, a XC Run, entre outras, que contam com o apoio da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro.

Crédito: Anderson Maverick

Coordenador da equipe carioca Tribus Adventure, Bernardo Tillmann conta que os atletas vêm a Petrópolis, no mínimo, duas vezes por mês. “A gente vai quase todos os fins de semana, com grupos de 30 pessoas. É muito bom porque Petrópolis tem condições ideais, com trilhas de todos os tamanhos, e está bem próxima do Rio. Muitas pessoas fazem bate e volta, mas 50% fica na cidade e aproveita o fim de semana nos hotéis”, frisa ele.

As regiões do Vale das Videiras e Secretário estão entre as mais procuradas para as trilhas. “E esses locais já contam com bastante estrutura, com hotéis e restaurantes próximos. Temos trabalhado para fortalecer os diversos circuitos turísticos na cidade, e o ecoturismo é um deles”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Para o coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick, o perfil do ecoturismo na cidade vem mudando ao longo dos anos. “Não temos mais apenas o turismo contemplativo, muitas assessorias esportivas têm procurado a cidade para treinar seus atletas. E estamos recebendo aqui provas nacionais importantíssimas. Além das bikes, temos ótimos locais também para caminhadas, escaladas, ou seja, esportes de aventura no geral”, explica.

Crédito: Ecomaverick

Município e CEP iniciam a instalação de placas de orientação nas trilhas da cidade

Com o objetivo de preservar e orientar os visitantes, o município e o Centro Excursionista Petropolitano (CEP) deram início a instalação de placas de sinalização na entrada das trilhas da cidade pelo morro do Bonet, no Rocio. O material contém informações para os frequentadores, classificando o nível de dificuldade, o tempo estimado de duração, a distância percorrida, além de sinalizar quais locais podem ser vistos no final da trilha – no caso do Bonet, por exemplo, a Baía da Guanabara, a região metropolitana do Rio de Janeiro e o Centro de Petrópolis. A ação também será realizada no Morro dos Palmares, em Araras, e na Pedra do Cortiço, no São Sebastião.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente, da Superintendência de Esportes e Lazer e do CEP, que trabalham em conjunto pela manutenção dessas regiões para atrair mais turistas para a cidade. Cercado quase que por 70% de Mata Atlântica, o município tem ficado cada vez mais cheia com visitantes que vêm em busca do contato com o verde.

No morro do Bonet, os integrantes do CEP haviam realizado uma série de melhorias na entrada da trilha – além de uma placa de sinalização, o início foi demarcado para facilitar a entrada de visitantes. “Infelizmente tudo aquilo que fizemos foi depredado. Não sabemos quem fez, se foi algum morador ou frequentador, mas perdemos todo o trabalho que foi feito”, conta Alfredo Eccart, representante do CEP.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).