Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Terapia com florais e shiatsu entre as alternativas oferecidas nas Academias da Saúde

O tratamento com florais é uma das Práticas Integrativas Complementares (PICs) oferecida nas quatro Academias da Saúde do município.. A partir da parceria com a Associação Petropolitana de Profissionais de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (APPPics), os usuários contam com aulas de yoga, e atendimento de shiatsu, acupuntura, fitoterapia, florais, shantala e terapia comunitária integrativa.

As sete modalidades de tratamento oferecidas são realizadas semanalmente, em dias específicos nas Academias da Saúde. Os usuários podem agendar para receber o atendimento gratuito às segundas-feiras, na unidade de Itaipava; às terças-feiras, no Vale do Carangola; às quartas-feiras, no Castelo São Manuel; e às quintas-feiras, na academia que funciona no Parque Cremerie, no Quitandinha.

Os atendimentos são direcionados de acordo com o interesse e necessidade de cada usuário. A maior parte deles é realizada de forma individualizada, mas em alguns casos, outras alternativas são indicadas pelos profissionais por considerarem os resultados complementares. “A implantação dessas terapias nas academias tem como estratégia oferecer outro tipo de tratamento que complemente o medicamentoso ou até, em muitos casos, consiga evitar ou diminuir o uso de remédios pelos pacientes. As práticas integrativas muitas das vezes atuam de forma preventiva no cuidado da saúde”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Os tratamentos são oferecidos de forma simultânea ao logo dos dias programados em cada academia e de acordo com as profissionais, é muito comum, um paciente ser encaminhado para mais de uma terapia. Os florais, muitas das vezes, são porta de entrada para a identificação de outras terapias importantes para a melhora da saúde. “O trabalho desenvolvido nas academias fortalece o estado de saúde do usuário. Durante o acompanhamento para o tratamento com florais, são identificadas outras alternativas que podem auxiliar na melhora. Os profissionais olham o ser humano como um todo, o contato direto contribui para a identificação das necessidades de cada um”, destaca a coordenador das Academias da Saúde, Márcia Verônica Ferreira.

A terapeuta floral Celina Maria Soares destaca a importância do método para a prevenção de doenças a partir do cuidado emocional. “A terapia floral é uma prevenção, qualquer doença surge do lado emocional. Quando o emocional é abalado a imunidade cai e é aí que vem a doença. A terapia floral trata de forma preventiva”, destaca a terapeuta que reforça a importância do cuidado em crianças. “O floral cuida dos traumas, dos medos, a insegurança, a carência afetiva, entre outros. Uma criança pode ter várias dificuldades e o tratamento floral em uma criança previne problemas no futuro, contribui até mesmo para o aprendizado”, salienta.

Terapias comunitárias é uma das práticas aplicada

Além do atendimento individualizado, as terapias comunitárias integrativas são outras alternativas adotadas que apresentam bons resultados entre os usuários. “Durante os encontros as pessoas percebem que não são as únicas a passar por algum problema. Durante as rodas de conversas percebem que não estão sozinhas e são encontradas soluções coletivas para questões individuais”, destaca a coordenadora das PICs, Patrícia Stumpf, que reforça que os tratamentos oferecidos são todos interligados. “A pessoa pode chegar interessada na acupuntura e durante o atendimento verifico que o estado de saúde dela pode ser melhorado com os florais, com a fitoterapia, entre outros. A yoga também é muito indicada, pois vai atuar diretamente no cuidado preventivo”, frisa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).