Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Turismo

Palácio Rio Negro passa por reformas

O Palácio Rio Negro está  fechado desde o dia 1º de dezembro de 2018 devido a obras emergenciais de escoramento de parte da construção. A empresa contratada para a execução da obra elaborará um laudo, até o final da próxima semana, informando sobre a possibilidade imediata de reabertura do Museu Palácio Rio Negro ao público.

O museu, desde 2007, ano em que passa a ser administrado pelo Museu da República, devido a questões, sobretudo, de identidade histórica, vem realizando serviços de manutenção, conservação e restauração de suas edificações. Apesar das ações realizadas, a total recuperação do Conjunto Arquitetônico do Palácio Rio Negro, exigida em Ação Civil Pública de 2005, ainda não foi finalizada.

A direção do Museu Palácio Rio Negro e Museu da República apresentou, no dia 18 de outubro de 2018, à Procuradoria Federal junto ao Instituto Brasileiro de Museus, conforme solicitado pela 1ª Vara Federal de Petrópolis, proposta de cronograma para: 1) contratação de Projeto Completo de Restauração Total do Conjunto Arquitetônico do Palácio Rio Negro, no valor de R$ 2.500.000,00, com prazo de execução de 10 meses; e 2) contratação de Execução da Obra a partir do projeto contratado, no valor de R$ 11.500.000,00, com previsão de execução de 26 meses.

Neste momento, a administração dos Museus Palácio Rio Negro e da República encontra-se em dia com o cronograma. Hoje, o Museu elabora o planejamento da licitação do Projeto Completo de Restauração Total do Conjunto Arquitetônico do Palácio Rio Negro prevista para ser lançada em edital a partir da segunda semana de abril de 2019.

Em reunião no dia 14 de dezembro de 2018, representantes do Museu Palácio Rio Negro e do Instituto Brasileiro de Museus confirmaram compromisso por parte do Ministério da Cultura de garantir o aporte dos recursos necessários para e execução do projeto e das obras referentes à restauração do Conjunto Arquitetônico do Palácio Rio Negro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).