Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Unidades de saúde intensificam vacinação de prevenção à febre amarela

As 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparadas para intensificar a vacinação de prevenção a Febre Amarela. O objetivo é alcançar a meta do Ministério da Saúde de ter 95% da população vacinada nos municípios. Até o momento, Petrópolis tem uma cobertura de 85% de pessoas imunizadas. As doses da vacina são fornecidas pelo Governo Federal rotineiramente e são encaminhadas para as salas de vacina conforme demanda. Quem ainda não se vacinou pode se apresentar a uma das UBSs da cidade, das 8h às 16h. Nas unidades do Retiro, Itamarati, Mosela e Quitandinha, o atendimento é estendido até às 20h.

Até o momento 253.434 pessoas foram vacinadas na cidade. O reforço para conseguir vacinar o maior número de pessoas teve início em março 2017, quando Petrópolis acompanhou as ações de prevenção da doença realizadas pelo Brasil. Na época, durante a campanha, o município recebeu 80 mil doses e desde então, a vacina se tornou rotina nos postos da cidade, que recebem a reposição do estoque durante todo o ano.

A Secretaria de Saúde mantém todos os postos abastecidos para a vacinação. Nesta sexta-feira (18), mais mil doses serão direcionadas para abastecer as salas das unidades de saúde. “Temos a maior parcela da população vacinada, mas vamos intensificar nossas ações para aumentar essa cobertura e garantir que a nossa cidade tenha registros da doença. É necessário que as pessoas tenham consciência da importância da vacina e quem ainda não se vacinou, compareça a uma das unidades para receber a dose”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

“É importante alertar que o vírus é circulante no estado do Rio de Janeiro e a prevenção é a forma mais eficaz de se evitar que surjam casos”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Cavalcanti Wildberger, que reforça que a vacina é aplicada em dose única, e uma vez imunizada, a pessoa não precisa receber reforço. A indicação é de que todas as pessoas, inclusive quem tem idade acima de 60 anos se vacinem. A contraindicação é apenas para as crianças menores de nove meses, grávidas e pessoas que estejam em situação de baixa imunidade.

Mesmo com o baixo índice de registros da doença na cidade, o alerta para os cuidados preventivos sempre é reforçado nessa época do ano, quando o calor e a maior ocorrência de chuvas favorecem o surgimento dos mosquitos transmissores da doença. Além da prevenção através da vacina, os agentes de saúde alertam sobre os cuidados para que não se criem ambientes favoráveis à proliferação das larvas nas residências, mantendo as casas e as ruas limpas, sem acúmulo de água parada, habitat ideal para reprodução dos vetores.

Pessoas que não podem receber a vacina devem ter cuidado redobrado

Para as pessoas com alguma contraindicação para receber a dose da vacina, os agentes de saúde alertam para alguns cuidados individuais. É recomendado o uso do repelente, se proteger com o uso de roupas compridas, de preferência largas, evitar o deslocamento para áreas rurais e evitar circular por áreas de mata fechada.

Unidades com salas de vacinação na cidade:

Quem ainda não se vacinou pode se apresentar em qualquer unidade de saúde que tenha sala da vacinação na cidade, das 8h às 16h ou até às 20h, nas unidades do Retiro, Itamarati, Mosela e Quitandinha. As demais unidades são:

PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2024, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Posse – Estr. União Indústria, n.º 33.530, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF São Sebastião – Rua São Sebastião, nº 625, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Alto Independência – Rua José Lino s/nº, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Morin – Rua Pedro Ivo, n.º 81, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Mosela – Rua Mosela, 744, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Pedro do Rio – Estr. União Indústria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Quitandinha – Rua General Rondon, nº 400 e 490, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).