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Turismo

Petrópolis já chega a 2 milhões de visitantes por ano

Com o turismo em alta em Petrópolis, a Cidade Imperial já tem recebido 2 milhões de visitantes por ano. Em 2019, com o calendário de eventos já fechado e sendo divulgado nos quatro cantos do país, a expectativa é a de receber cada vez mais turistas. As grandes festas promovidas na cidade são um atrativo a mais para a escolha da Cidade Imperial como destino turístico e ajudam a aquecer a economia do município: em 2018 – incluindo o Natal Imperial, quase 1 milhão de pessoas passaram pelos eventos, uma injeção estimada de cerca de R$ 400 milhões, que fez não só crescer o setor e colocar Petrópolis no topo do ranking do turismo nacional – com a categoria A no Ministério do Turismo, como também ajudou no desenvolvimento do comércio e o setor de serviços.

Este ano, a meta é expandir as festas, firmar ainda mais parcerias com a iniciativa privada e trazer movimento o ano inteiro para que o turista tenha diferentes opções de acordo com o período. No calendário de eventos, novidades não vão faltar em 2019, como a expansão da Bauernfest, que acontecerá entre os dias 14 e 30 de junho. Entre os principais eventos para 2019 ainda estão: Expo Agropecuária, de 1° a 6 de maio; Bunka-Sai, de 30 de julho a 04 de agosto; Festa Italiana, de 18 a 22 de setembro; e o Natal Imperial, de 14 de novembro a 19 de janeiro de 2020.

Não só visitantes, mas moradores da cidade têm aprovado os eventos e se envolvido cada vez mais em cada festa. O restaurante Pavelka, por exemplo, no ano passado resolveu mergulhar na magia do Natal. “Foi o maior investimento em decoração pro Natal da história do restaurante, pensando no público que vem para o Natal Imperial”, explicou auxiliar administrativo do restaurante, Leonardo Lira. Também em 2018, o empresariado local ganhou prioridade, como por exemplo, na Bauernfest. Na última edição, o prefeito sancionou a lei que regulamenta a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio (intramuros), para que receba apenas empresas petropolitanas, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas.

Além dos eventos, o objetivo da Turispetro também é atender melhor o turista e começar as obras que já estão com verbas federais garantidas, como a do Museu Casa de Santos Dumont, com R$ 466 mil, e o Palácio de Cristal, com R$ 1,3 milhão. Dois dos principais atrativos mantidos da prefeitura, que estão entre os mais visitados de Petrópolis.

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