Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Motoristas de ônibus recebem instruções para o atendimento a passageiros com deficiências e mobilidade reduzida

Recentemente, a empresa Cidade Real concluiu o curso “Formando Profissionais Especiais”. A quinta turma de colaboradores, composta por 36 motoristas de ônibus, recebeu, durante sete dias, treinamento e orientação sobre temas variados como legislação, relacionamento interpessoal, e, principalmente, acessibilidade.

De acordo com Miguel Ângelo Vianna, gestor da empresa, as aulas têm como objetivo aprimorar os profissionais para melhor atendimento aos passageiros. “É de grande importância a capacitação profissional para qualquer cidadão. O curso tem relação direta com o atendimento às pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Focamos muito na questão da acessibilidade. Sabemos que essas pessoas enfrentam inúmeros desafios todos os dias em diferentes locais da cidade. Diante disso, tentamos amenizar tais problemas no ônibus, tendo um atendimento apropriado para esse público”, explicou.

Os rodoviários também participaram de procedimentos teóricos e práticos em diferentes áreas como manutenção, conhecimento do veículo, operação do elevador instalado no coletivo, condução prática, custo operacional, responsabilidade cível do transportador, procedimento a ser realizado diante de um acidente, direção defensiva, consumo racional de combustível, entre outros.

Um dos momentos de destaque no curso aconteceu quando os alunos tiveram que simular as mesmas dificuldades que um idoso ou deficiente enfrenta diariamente, como por exemplo, o embarque no ônibus em uma cadeira de rodas.

“Já passei por algumas especializações oferecidas pela empresa. Aprovei demais esse curso! Tivemos treinamentos variados, o que acaba acarretando em mais experiências para cada um. Foram momentos esclarecedores, que certamente surtirão efeito positivo em nosso trabalho e no dia a dia dos nossos passageiros”, disse o motorista Sérgio dos Santos, funcionário da empresa desde 2012.

Até o fim do primeiro semestre, está prevista a abertura de mais uma turma.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).