Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

HMNSE retoma atendimentos no ambulatório de ortopedia

Com cerca de 660 consultas por semana, o município está reestruturando o atendimento de ortopedia na rede municipal de saúde. As consultas estão distribuídas entre o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) que já retomou a agenda; no ambulatório Hospital Alcides Carneiro (HAC), que começa a funcionar nesta quinta-feira (7); e na clínica contratada Traumacenter, que já recebe os pacientes desde a última segunda-feira (4). Com essa nova configuração, a Secretaria de Saúde amplia a rede de atendimentos no município.

De acordo com a prefeitura, a reestruturação do atendimento de ortopedia do município foi necessária após a paralisação dos médicos do HMNSE que discordaram das determinações de cumprimento da carga horária da Secretaria de Saúde. “Após auditoria interna, identificou-se que médicos que recebiam para cumprir o plantão de 24 horas, tinham um registro de 3 a 4 horas trabalhadas no dia. Desde o dia 28 de janeiro a Secretaria de Saúde exige que o atendimento siga a norma de 20 horas semanais, cumpridas em três turnos, em um total de 80 horas por mês”, informaram.

O quadro médico do HMNSE foi reestruturado. A unidade volta a funcionar com quatro médicos ortopedistas que trabalharão conforme as determinações da Secretaria de Saúde. Serão cumpridas as 20 horas semanais, divididas em três turnos. No local, serão garantidas 180 consultas por semana. Com o mesmo quantitativo de atendimentos será garantido no HAC, que já está com ambulatório regulado na rede municipal de saúde. Só com as duas unidades do município serão realizadas 360 consultas por semana, totalizando 1440 no mês. Além de toda estrutura ambulatorial, os pacientes podem contar os atendimentos de urgência do HMNSE, com plantões de 24 horas, mantidos com três médicos.

O sistema de regulação de ortopedia foi implantado no HAC e na clínica contratada. Os pacientes que estavam com consultas marcadas no HNMNSE e não conseguiram o atendimento por conta da paralisação, desde segunda-feira (04.02) estão sendo remanejados. Os usuários da rede que forem atendidos a partir de agora, e tiverem indicação de acompanhamento de ortopedia, serão encaminhados para uma das unidades disponíveis.

Um Comentário

  1. Poderiam fazer uma materia de como faz para marcar consulta. Parece que houve mudanças.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).