Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Festa da Cultura Afro-Brasileira entra para o calendário oficial da cidade

A inclusão de Festa da Cultura Afro-Brasileira no calendário permanente de festas do município foi um dos destaques da reunião do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), realizada nesta semana, que destacou ainda a criação do calendário anual de ações do conselho e as vacâncias que estão disponíveis. Os conselheiros destacaram a Lei Municipal 7.749, assinada pelo prefeito Bernardo Rossi que torna fixo, no mês de novembro, na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20.11), a festa na cidade. No ano passado, foram quatro dias de festa que resgataram a história do povo africano e suas influências na construção da cultura brasileira.

De acordo com a lei, a festa será realizada pelo Compir em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). O objetivo é celebrar a cultura afro-brasileira, valorizar o patrimônio sociocultural respeitando a diversidade, combater o preconceito racial e valorizar a história do povo africano.

A festa da Cultura Afro-Brasileira é um destaque no município, com atrações como rodas de conversas, exposições de artesanatos, oficinas de abayomi, dança do ventre, apresentações musicais, roda de capoeira, além da homenagem feita no busto do Zumbi dos Palmares na Praça da Liberdade.

“A lei trouxe e a garantia dos direitos da promoção da cultura afro-brasileira. Com essa legitimidade concedida pelo prefeito, independente da gestão, haverá sempre uma representatividade da cultura africana no município”, frisou a presidente do Compir Edna Queiroga.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).