Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Novo setor de Fisioterapia do Centro de Saúde Coletiva é inaugurado

Nesta semana foi inaugurado o novo setor de Fisioterapia do Centro de Saúde Coletiva com capacidade de realizar 800 atendimentos ao mês e ampliar a gama de tratamentos oferecidos. Implantado em prédio anexo, oferecendo mais acessibilidade dentro das instalações do Centro de Saúde, a unidade funcionará em horário estendido. A partir de março, a equipe formada por sete profissionais, vai ser organizada para trabalhar em turnos de 7h às 20h.

Entre os atendimentos oferecidos, a nova unidade também possibilitará a realização de tratamentos específicos para criança e para pacientes que passaram por trauma ortopédicos, como por exemplo, os submetidos à amputação e se preparam para receber próteses. A unidade conta ainda com estrutura para realizar a fisioterapia respiratória, neurológica, oncológica, reumatológica, a ginecológica, além da cinesioterapia, que trabalha a parte motora.

As conquistas para a Saúde no município, que absorveu 44 mil pessoas que migraram de planos de saúde, além de um aumento no atendimento de pacientes de fora da cidade, que atualmente chega a 12 mil também foram destacados.

A nova estrutura possibilitará o atendimento adequado, de acordo com a necessidade de cada paciente. Com três boxes para consultas individuais, mais a sala para a fisioterapia respiratória e a de atividades de grupo, o setor apresenta condições de realizar 26 atendimentos para cada um dos profissionais, por dia. A estimativa é que ao menos cinco profissionais atuem por turno. O ambiente possibilitará que o paciente realize quantas sessões forem necessárias para o tratamento por dia de tratamento. O setor se tornará referência no atendimento de fisioterapia no município. A rede pública conta ainda com as instalações da Unidade Básica de Saúde do Itamarati, com as Academias da Saúde e com quatro clínicas conveniadas na cidade.

O projeto para a criação do novo espaço priorizou o aumento das instalações para atender mais pacientes, com mais conforto. Com essa unidade existe o atendimento de fisioterapia próprio do município e sanando uma das necessidades, que era de oferecer um tratamento para os pacientes ortopédicos, que passaram por amputações e precisam de preparação do coto para colocação de próteses.

Antes da inauguração das novas instalações, os pacientes de fisioterapia do Centro de Saúde eram atendidos em uma sala, com limitação de sessões. “Antes a nossa sala era em local de acesso limitado e agora, além de mais amplo, está melhor instalado na unidade. Ainda vamos ampliar os atendimentos com o funcionamento do terceiro turno”, destaca a diretora do Centro de Saúde, Élida Marta Santos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).