Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Visibilidade de Petrópolis no carnaval com Vila Isabel pode trazer mais 12% de turistas ao ano

Milhões de pessoas não só no Brasil como em mais de 100 países mundo afora acompanharam os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, incluindo o da Vila Isabel, que este ano levou para a Marquês de Sapucaí a história de Petrópolis e conquistou o 3º lugar no Carnaval carioca. A divulgação espontânea, que de acordo com a prefeitura não teve qualquer investimento do dinheiro público, começará a ser percebida na economia do município através do turismo. A expectativa é de que, com a curiosidade despertada entre os foliões, o número de visitantes da cidade aumente entre 6% e 12% por ano. A projeção é de que a visibilidade poderá aumentar em mais R$ 92 milhões o faturamento do setor.

Com 2 milhões de turistas visitando a cidade por ano, o aumento vai movimentar hotéis, restaurantes, bares e atrativos turísticos, além de diversas áreas do setor de serviços e as que ganham com a presença de mais pessoas na cidade, como a alimentação, comércio, serviços, beleza, entre outros.

Com mais de uma hora de desfile da Vila Isabel falando exclusivamente sobre a história de Petrópolis, a transmissão ao vivo, se fosse paga, custaria mais de R$ 42 milhões, caso fosse possível converter em publicidade. Na internet, também era possível acompanhar gratuitamente o desfile e apuração dos votos. Durante a transmissão na TV aberta, apresentadores e comentaristas falaram sobre as belezas da cidade e os traços de sua história. E Petrópolis foi citada ainda por veículos de diversos estados do país e também no exterior. Em 2019, segundo a prefeitura do Rio, 2.360 profissionais de imprensa, sendo 276 da imprensa internacional, fizeram o credenciamento para cobrir o Carnaval.

Com toda a imprensa falando sobre a festa e, consequentemente, também citando Petrópolis, aumentou a procura pela cidade na internet. De acordo com o Google Trends, uma ferramenta do Google, o termo Petrópolis teve o maior pico de pesquisa dos últimos 12 meses entre os dias 02 e 07 de março, que compreende o período do Carnaval. Consultas foram registradas por internautas de diversas partes do país, incluindo Amazonas, Acre, Minas Gerais, entre outros estados.

Na Sapucaí, de acordo com a Liesa, 72 mil pessoas por noite acompanharam o evento, que é considerado o maior espetáculo do mundo. Mas, o número de pessoas circulantes pode chegar a 100 mil. “E a expectativa é de lotar também o Desfile das Campeãs, no sábado, que deverá reunir entre 72 e 75 mil pessoas”, explicou Heron Schneider, coordenador-geral de Eventos da Liesa.

“Divulgação é fundamental para o turismo e, com certeza, o desfile da Vila Isabel foi um marco para a cidade. Já somos um dos principais destinos turísticos do estado e queremos firmar nossa vocação ainda mais em todo país”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Vila Isabel impressionou com alegorias e fantasias perfeitas

Segunda escola que desfilou na segunda-feira de Carnaval, a Vila Isabel foi a primeira do dia a ter o desfile completo transmitido pela TV aberta. A agremiação impressionou o público com grandiosas alegorias e fantasias ricas em detalhes que fizeram a arquibancada gritar “é campeã” com a passagem da escola pelo Sambódromo. Eram cinco alegorias que representavam a comitiva de D. Pedro chegando a Petrópolis; as riquezas naturais como a água; o desenvolvimento e o progresso com a chegada do trem e a mão de obra de imigrantes, como alemães e italianos; os grandes eventos no Palácio Quitandinha; e a luta dos negros e a libertação dos escravos, assinada pela Princesa Isabel. Um dos carros alegóricos chegava a 12 metros de altura.

Com o enredo “Em Nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila Canta a Cidade de Pedro”, a Vila Isabel conquistou o terceiro lugar no Carnaval de 2019 e participa do Desfile das Campeãs, neste sábado (9).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).