Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Unidades de saúde passam a oferecer exames de sangue

As unidades de saúde do município passam a fazer coletas de material para exames sangue. Além da na unidade do bairro Boa Vista, ao longo da semana, o serviço será realizado também nas unidades da Estrada da Saudade (para as duas equipes), de Nova Cascatinha e Machado Fagundes. O funcionamento desses postos conta com a parceria da Fundação Octacilho Gualberto (Fase) e ainda não realizavam o procedimento. A medida visa oferecer mais agilidade no atendimento e comodidade aos usuários da rede pública de saúde.

Além do exame de sangue, são recebidas nas unidades a coleta de urina e fezes para análise laboratorial. O recebimento dos materiais para análise e coleta de sangue são realizadas quinzenalmente em cada uma das unidades de saúde da atenção básica do município.

O posto do Boa Vista é um dos que funcionam em parceria com a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) que ainda não funcionava com a coleta dos materiais para exame. A partir de agora o procedimento poderá ser realizado na unidade a cada quinze dias a partir de agendamento. “Esse serviço é um ganho para a comunidade, que pode contar com a coleta do exame de sangue, fezes e urina na própria unidade de atendimento, sem precisar sair do bairro”, destaca secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O município conta agora com 53 unidades de saúde habilitadas para fazer exames laboratoriais. Em pareceria com o laboratório Salomão e Pardelhas, os exames são feitos toda semana, com agendamentos em dias específicos em cada unidade. Os resultados são entregues em 15 dias após a coleta de material. Em casos urgentes, esse prazo pode ser reduzido e os usuários podem buscar os laudos na própria unidade onde foi atendido, diretamente no laboratório ou pela internet, com a obtenção de senha de acesso fornecida pelo laboratório de análises. A parceria com o laboratório garante a realização de 25 exames por dia de atendimento.

Foto: iStock/Getty Images

 

**Matéria atualizada em 21/3, às 21h

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).