Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Exposição Agropecuária vai movimentar setor agropecuário e produção rural

Além de receber grandes shows, a 30ª Exposição Agropecuária de Petrópolis vai movimentar também a produção rural do município e deverá atrair importantes haras e criadores de animais, principalmente de cavalos, de todo país. Assim como no ano passado, a expectativa para 2019 é aquecer a economia no setor e continuar fazendo de Petrópolis uma referência. Em 2018, só o setor agropecuário movimentou R$ 1,1 milhão com os dois leilões de equinos.

Toda a organização e estrutura da parte rural e agropecuária da Expo, assim como dos shows e praça de alimentação, são de responsabilidade da empresa que será contrata através de licitação para realização da festa, com parâmetros estipulados pela Prefeitura. No local, deverá ser montado, por exemplo, um galpão do produtor rural com espaço para os produtores da cidade. Petrópolis é Capital Estadual dos Produtores Orgânicos e o tem o maior produtor de mudas do estado do Rio de Janeiro, por exemplo. São cerca de 800 produtores rurais em todo município, sendo 100 só de orgânicos. Além disso, conta com 768 estabelecimentos agropecuários.

Na agropecuária, apesar da cidade receber muitos criadores de fora, os de Petrópolis também deverão estar inseridos. Na parte rural e artesanal, exposições de plantas, além de doces, compotas, comidas da roça e produtos orgânicos também deverão fazer parte da festa e ajudam a fortalecer as comunidades rurais da cidade.  De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento, José Maurício Soares, Petrópolis é referência, principalmente na agricultura. “Temos um polo produtor muito importante, como o de orgânicos, por exemplo. Estamos sempre em contato com os produtores e a participação deles nos eventos, como a Expo Agropecuária, ajuda a fomentar o setor”, explica.

Em relação aos animais, em 2018, as duas exposições realizadas no período da festa trouxeram quase 400 cavalos para o parque. Nos leilões, que fizeram parte da programação, o animal mais caro foi vendido por quase R$ 100 mil. Criadores e funcionários dos haras que participaram das duas exposições, vindos de diversos estados do país, como São Paulo e Minas Gerais, ficaram hospedados em hotéis da região e movimentaram o trade turístico.

A Exposição acontece no Parque de Itaipava, de 1 a 5 de maio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).