Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Programação do Cine Pagu acontece no Cefet neste ano

Neste ano, o Cine Pagu, cineclube de ativa atuação em Petrópolis, inicia sua programação em parceria com o Cefet, um projeto que visa oferecer sessões de exibição de filmes seguidos de debate, sempre com a participação de convidadas especiais. Com o objetivo de levantar discussões sobre temas que atravessam a vida urbana no Brasil, como habitação, repressão, segregação, desastres, ocupações, entre outros, o projeto “Cefet convida Cine Pagu” acontecerá uma sessão por mês, começando nesta terça-feira (2), às 18h30, no Salão Nobre do CEFET – Petrópolis.

O primeiro tema abordado é repressão, com exibição do curta metragem “Uma família ilustre”, seguido de debate com convidadas. O filme, dirigido por Beth Formaggini, é uma conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos.

A partir do relato de Cláudio Guerra, o público entrará em contato com uma narrativa do período da ditadura que não está acostumado a lidar. A intenção ao propor o depoimento de um ex-militar que participou ativamente desse período, é levantar questões sobre a repressão, os crimes cometidos, a impunidade de tais crimes, e apresentar o trabalho feito pela Comissão da Verdade de Petrópolis na pesquisa e denúncia de muitos desses crimes, além da conquista do tombamento da Casa da Morte (que inclusive é citada no filme).

Como convidadas para o debate, o evento receberá Rafane Paixão, historiadora e professora, que fez parte da Comissão da Verdade de Petrópolis, que entre outras coisas, realizou um incansável trabalho para o tombamento da Casa da Morte. Priscila Henriques Lima, historiadora e professora; mestre em História Política pela UERJ e doutoranda em História Política também pela UERJ. E Glaucia Caire, historiadora e professora das redes pública e privada de ensino de Petrópolis.

A entrada é gratuita e a classificação é 12 anos. O Cefet disponibilizará certificados de participação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).