Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Bauernfest será expandida este ano

Petrópolis já se prepara para receber sua festa mais tradicional: a Bauernfest. Este ano, o burgo alemão vai funcionar de 14 a 30 de junho (exceto no dia 20 – feriado de Corpus Christ) – o que expande a festa para 16 dias, sendo três fins de semana. A expectativa da Prefeitura é a de melhorar a qualidade da festa para o público, além de aumentar o número de turistas atraídos para a cidade com seis dias a mais em relação ao ano passado. O evento, que em 2019 chega à sua 30ª edição, movimenta a economia e é considerada a 2ª maior festa da cultura germânica do país. Entre os empresários do setor o clima é de otimismo para superar os números da última edição. Em 2018, a prefeitura estima que mais de R$ 43 milhões foram injetados na economia do município com a festa.

Diversas secretarias, como Turispetro, Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), além da CPTrans, Secretaria de Serviços e Ordem Pública, Comdep, entre outras, já trabalham juntas para um plano de ação durante o evento. Vale lembrar que no dia 20 a festa não funcionará no feriado em função das tradicionais procissões e os tapetes confeccionados durante a celebração de Corpus Christ. Além da tradição cristã, que atrai milhares de pessoas, a cidade estará de portas abertas para oferecer diversos outros atrativos aos visitantes e petropolitanos, como restaurantes e pontos turísticos abertos.

Desde 2018 a festa conta com novidades que valorizaram os produtos da cidade. Além da entrada de cervejas artesanais com uma barraca especial no Palácio de Cristal, também foi criada a “Lei da Bauern”, sancionada pelo prefeito, regulamentando a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio (intramuros), para que receba apenas empresas petropolitanas, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas durante a festa. 

O proprietário da Casa do Alemão, Thiago Cardoso Fontaine, um dos indicados pelo Clube 29 de Junho – que organiza o evento junto com a prefeitura – para ocupar uma das barracas no Palácio conta que a expectativa é boa para a festa. “O principal motivo é o fato de o período de duração da festa ter aumentado. O movimento do evento é muito maior aos fins de semana, e ter um terceiro fim de semana realmente pode ser muito bom para quem opera”, conta. Ele ainda ressalta que novidades programadas pela Turispetro na estrutura da festa para esta edição podem beneficiar o movimento. “Como mais mesas para as pessoas sentarem, por exemplo. E a Casa do Alemão continua muito empenhada para ajudar a fazer uma festa de muito sucesso para a cidade e para a diversão dos petropolitanos e dos turistas”, frisa o empresário. 

“Estamos lançando este desafio de aumentar os dias e, assim, diluir o público da festa, o que vai dar mais qualidade ao evento e vai trazer ainda mais visitantes para Petrópolis. Queremos superar os números do ano passado, movimentando a rede hoteleira, gastronomia e comércio da cidade”, destacou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. Já o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio, ressalta a importância da festa. “A Bauernfest é uma atração tradicional da cidade, onde tanto os petropolitanos quanto os turistas têm contato com a cultura alemã e a herança que eles nos deixaram. A expectativa para festa este ano é muito boa”, disse. 

No ano passado, foram mais de 200 atrações, espalhadas por seis palcos oficiais da 29ª Bauernfest. Ápice da alta temporada, no período, a cidade também recebeu em torno de 880 veículos de turismo, entre ônibus e vans. Hotéis e pousadas do Centro Histórico também comemoraram a alta taxa de ocupação, que ultrapassou os 96% nos dois fins de semana da festa. Alguns chegaram a 100% de ocupação. Em restaurantes e lojas, alguns comerciantes calculam até 40% de aumento no movimento se comparado a outras semanas comuns.

A presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz, lembra que esta edição também marca os 30 anos do clube. “Vai ser uma festa ainda mais especial este ano. Estou ansiosa para mais uma festa”, explica.

Um Comentário

  1. Para quem vai de ônibus como eu saindo de Madureira antes era bem melhor quando o ônibus nos deixava no Centro. Depois disso raramente vou a Bauernfest.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).