Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Guarda Civil apreende cavalo solto no Roseiral e dono será chamado para prestar esclarecimentos

Agentes da Guarda Civil apreenderam um cavalo que estava solto na Rua Oliveira Bulhões, no Roseiral, no último domingo (5). O animal foi levado para o curral de apreensões, onde será avaliado pelo veterinário da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea). O caso foi registrado na delegacia como maus-tratos a animais e um homem, que no momento em que os guardas recolhiam o cavalo se apresentou como pai do proprietário do animal, foi identificado e será chamado para prestar esclarecimentos. A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de detenção de até um ano e multa para o responsável pelo cavalo.

“Assim que recebemos essa denúncia, enviamos uma equipe ao local para verificar a situação e imediatamente providenciamos o transporte para o curral de apreensões. Encontramos um cavalo com ferimentos grandes no corpo, amarrado em poste sem espaço para se movimentar, perto de uma lixeira, sem o menor cuidado que deveria ser dado a esse animal. Por isso foi feito o registro de maus-tratos e a investigação será feita para punir o responsável por esse crime”, disse o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Os agentes foram chamados por volta das 15h e encontraram o cavalo amarrado em um poste e sem espaço para movimento, sem água e comida, além de ferimentos. A carretinha encaminhou o animal para a delegacia – para que pudesse ser feito o RO – e, na sequência, foi levado para o curral de apreensões. Ainda no domingo, o cavalo recebeu atendimento e as primeiras medicações.

A Polícia Civil identificou o homem que apareceu na hora da apreensão pela placa da moto em que estava e agora será investigado e vai responder por maus-tratos. Elisabete Amorim, coordenadora do Bem-estar Animal da prefeitura, explica que o cavalo ainda passará por exames obrigatórios para saber o estado de saúde.

“Primeiro o cavalo passa por exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e de Mormo. O resultado sendo negativo, acontece a microchipagem desse animal, dando entrada oficial no curral. No futuro, quando forem adotados, podemos acionar o dono caso aconteça novamente o abandono”, explica Elisabete.

Para evitar que casos assim aconteçam, a Cobea realiza campanha nas escolas municipais e nos bairros sobre adoção responsável e organiza evento permanente em parceria aos protetores de animais no Centro e em Itaipava. Neste ano o trabalho ganhou reforço dentro da política pública de Defesa Civil nas Escolas, que também vai tratar do bem-estar animal em sala de aula.

“As medidas permitem que os alunos de toda a rede municipal fortaleçam a compaixão e o respeito pelos animais. A criança tem o poder de levar a informação para a casa, conversando com os pais e parentes. Buscamos incentivar a adoção responsável através de campanhas e na orientação da população”, completa Elisabete.

O telefone da Guarda Civil é 2246-9257.

 

Foto: Marcello Santos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).