Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Concerto de Órgão na Catedral acontece neste fim de semana

Neste domingo (26), petropolitanos e turistas terão a oportunidade de acompanhar mais um concerto de órgão da série de 2019 de Concertos da Catedral São Pedro de Alcântara. A igreja recebe, às 15h, o mestre de capela e organista da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Benedito Rosa, para uma apresentação com entrada gratuita. O renomado organista é bacharel em órgão, com medalha de ouro, e mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui ainda formação em cravo, piano, canto e regência coral.

Neste ano, a série recebe o apoio da prefeitura através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). Os concertos acontecem sempre às 15h, geralmente, no último domingo do mês. Os próximos eventos acontecerão nos dias 23 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro e 27 de outubro.

Com 2.227 tubos (que variam de 29 centímetros a 7 metros de altura), 33 registros, três teclados manuais e 1 pedal, o instrumento construído e instalado pelo organeiro Guilherme Berner foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 1937.

“Neste ano já tivemos uma edição da série com o organista Marco Aurélio Lischt e, até o final do ano, teremos outros concertos. Muitas pessoas vêm para assistir aos nossos concertos”, frisa o Pároco da Catedral, Padre Adenilson Silva Ferreira.

“Além de chamar a atenção dos próprios fiéis petropolitanos, a Catedral São Pedro de Alcântara também é um importante atrativo turístico, que recebe centenas de visitantes por dia. Temos na cidade o circuito religioso e a Catedral está entre os atrativos mais procurados pelos católicos. É fundamental que o poder público apoie iniciativas como essa, com a série de concertos, que ajudam a movimentar ainda mais o local”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Construção em estilo neogótico francês, a Catedral também abriga, no seu interior, o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu) e também podem ser apreciadas as esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald.

A Catedral São Pedro de Alcântara fica na Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro. Informações podem ser obtidas pelo Disque Turismo (0800-0241516) e na secretaria paroquial: 24 2242-4300.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).