Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Maio Amarelo terá evento voltado aos motociclistas nesta terça-feira

O simulado avaliou o tempo de resposta das forças de socorro: 20m15s desde à chegada dos bombeiros e do SAMU à cena do acidente até a saída em direção ao Hospital Santa Teresa – unidade referência em trauma do município. O tempo até a entrada da unidade de saúde também foi verificado em aproximadamente 6m.

A simulação da morte de um motociclista no simulado realizado na última quinta-feira (23) pelas forças de socorro aponta para um dado preocupante: os danos causados a uma pessoa em cima de uma moto são superiores a outros tipos de vítimas de acidentes de trânsito. Desta forma, para tentar conscientizar esse público, a CPTrans e a Motomundi realizam nesta terça-feira (28) o evento “Parada Positiva”, voltada justamente aos motociclistas. A iniciativa acontece a partir das 14h na Washington Luiz, na altura da UPA Centro, e vai contar com um check-up da motocicleta, distribuição de brinde, além de conscientização à categoria.

Durante a ação, os motociclistas irão passar por tendas montadas que terão serviços distintos disponibilizados: a primeira irá contar com uma espécie de cadastramento. Logo depois haverá espécie de inspeção da motocicleta, onde a equipe irá indicar que tipo de manutenção o veículo precisa. Além disso, haverá um carro com motocicletas atrás para mostrar ao motociclista quais os pontos cegos que um automóvel tem e que podem causar acidentes. Também haverá uma equipe da Motomundi vai oferecer brindes e cupons valendo a troca de óleo para os 100 primeiros participantes da ação.

“No anuário sobre acidentes que desenvolvemos verificamos que entre 2007 a cidade contava com 11.998 motocicletas e, 10 anos depois, esse número mais que dobrou chegando a 24.583 – um acréscimo de 105% na frota. Número que vem crescendo, daí a importância da conscientização”, completa o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Petrópolis conta, hoje, com uma frota superior a 26 mil motocicletas – dados do Detran até abril de 2019. Informações do anuário estatístico de acidentes de trânsito elaborado pela CPTrans, referente a 2017, aponta que das 1.589 vítimas de acidentes de trânsito registrados naquele ano, 49%, ou seja, 779, eram motociclistas.

“Acreditamos que a melhora no relacionamento entre o motociclista e o motorista traz consequências positivas para a diminuição dos acidentes de trânsito. É essa consciência que queremos despertar”, explica o empresário Ricardo Lyra Leal Ferreira, da Motomundi.

Foto: reprodução internet / Viver Seguro

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).