Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Profissionais de Enfermagem vão às ruas nesta semana

Os profissionais de Enfermagem são essenciais para o funcionamento de qualquer unidade de saúde. Entretanto, muitos profissionais da área se desdobram em jornadas exaustivas, tomadas pela sobrecarga e baixas remunerações. Por esta razão, há anos a categoria luta pela regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais e tem ido às ruas neste mês em várias cidades do país.

Em Petrópolis, o ato “Juntos pela Enfermagem” acontece nos dias 13 e 14 de junho, com concentração às 17h, na Praça da Inconfidência.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em março deste ano foi aprovado no Rio de Janeiro o Piso Regional Salarial, que inclui também a Enfermagem, e especifica os pisos estaduais para auxiliares, técnicos e enfermeiros, com reajuste de 3,75% sobre o piso regional.

Para o profissional de Enfermagem que já trabalhava 30h semanais e recebia uma remuneração equivalente à aplicação da proporcionalidade do piso salarial para 44h semanais, passa a ser garantido o recebimento do piso estabelecido em Lei, sem qualquer redução.

“Essa é uma grande vitória para nossa categoria. Quem trabalha 30 horas tem o piso garantido, quem trabalha mais receberá proporcional”, destacou a deputada enfermeira Rejane (PCdoB), autora da emenda que incluiu a categoria da Enfermagem na lei do piso, tendo como referência a jornada de 30h semanais.

“Nacionalmente, o Conselho Federal de Enfermagem apoia o PL 2295/2000, que institui a jornada de trabalho de 30 horas para a classe a nível nacional, e o PL do Piso Salarial. Juntamente com as entidades do Fórum Nacional de Enfermagem, atua para romper a inércia do Congresso Nacional, que resiste em votar os projetos”, informa o Cofen em seu site.

Foto: imagem ilustrativa

 

Matéria atualizada em 30/5, às 18h15.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).