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Cidade

Petrópolis é um dos 158 municípios que vai receber verba do Ministério do Turismo

Petrópolis está no grupo composto por 158 municípios brasileiros que será o primeiro contemplado com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo, somando R$ 200 milhões. O investimento para a cidade é consequência da agenda do prefeito Bernardo Rossi em Brasília em fevereiro deste ano, no Ministério do Turismo, junto ao secretário executivo da pasta, Daniel Nepomuceno.

O programa de Rotas Turísticas prevê a divulgação e aprimoramento de “ofertas” de rotas existentes nas cidades, agrupadas ou não por mais de um município. A rota que beneficia Petrópolis é a chamada “Rio de Janeiro Imperial”, junto com Teresópolis e Nova Friburgo. Destes municípios, no entanto, apenas Petrópolis tem a maior classificação do Ministério do Turismo.

A iniciativa, desenvolvida conjuntamente pelo Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur, tem por meta unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Petrópolis ocupa o topo do ranking do turismo nacional, com categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. E é uma das principais cidades indutoras do turismo no estado.

As rotas turísticas selecionadas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Além disso, o programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente. Prevista no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, a primeira ação tem como foco identificar e definir um novo posicionamento do Brasil como destino turístico. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos do setor de turismo nas 27 UFs.

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