Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Turismo

Casa do Colono ganha novas peças para exposição durante a Bauernfest

Referência da cultura germânica em Petrópolis, o Museu Casa do Colono é parada obrigatória para quem quiser curtir a Bauernfest e ainda entender a fundo como viviam os colonos que chegaram ao município a partir de 1845 para ajudar a construir a cidade. No período da festa, o público ainda vai encontrar uma novidade: uma exposição com trajes típicos cedidos pelos grupos de dança folclórica  Kaiserstadt Kulturkreis, Blumenberg Volkstanz e Rheinland-Pfalz. O museu tem entrada gratuita.

A herança deixada por esses colonos germânicos ainda é presença marcante na vida dos petropolitanos, que pode ser percebida nos nossos sobrenomes, nomes de ruas, bairros, na culinária, na arquitetura, nas manifestações culturais. E é por isso que, há 30 anos, Petrópolis celebra essa cultura com a Bauernfest.

No museu estão mobiliário, utensílios de uso doméstico e de trabalho, reproduções fotográficas, quadros e objetos de uso pessoal que chegaram até o museu através de doações feitas pelos descendentes de colonos germânicos, além do apoio do Clube 29 de Junho, o Instituto Histórico de Petrópolis e o Museu Imperial com empréstimo de acervos. Entre as atividades oferecidas no atrativo está o projeto de contação de história “Minha Cidade tem História para Contar”, com a historiadora Vânia Nicolau, que leva o público a uma viagem no tempo de forma lúdica e interativa.

Neste período da Bauernfest, a instituição também conta com uma exposição de trajes típicos utilizados por grupos de dança folclórica nas apresentações. Os trajes foram construídos através de pesquisas históricas e remetem à região de acordo com as danças apresentadas e o tipo cultural que os grupos representam.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo – 1.034, na Castelânea. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: [email protected].

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).