Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Ambiente

Artesãos expõem diversos produtos produzidos a partir de reciclagem

Casacos impermeáveis, camisas, bonecas, brinquedos e vasos de porcelana são alguns dos produtos que estão à venda em um stand da Comdep no Palácio de Cristal durante a 30ª Bauernfest. São sete artesãos que aproveitam os mais diversos materiais que iriam para o lixo e transformam em produtos com nova utilidade. Além da exposição das peças, o espaço serve também para divulgar informações sobre o trabalho de coleta seletiva no município e a importância da reciclagem. O Inea é parceiro da iniciativa e participa com a distribuição de panfletos sobre preservação ambiental e com uma maquete que retrata o desmatamento nas grandes cidades.

Os artesãos que participam expõem seus produtos produzidos a partir de reciclagem e vendem artigos variados. São pessoas que trazem consigo não apenas a criatividade de enxergar novas possibilidades para os materiais, mas que possuem também a consciência de estar cuidando do meio ambiente ao retirar materiais que poderiam degradar a natureza por anos, séculos e até milênios. O stand funciona todos os dias da Bauernfest até às 23h.

“Eu sempre gostei desse tema de sustentabilidade. Um casaco pequeno eu uso duas sombrinhas, já um grande são três ou quatro. Tento fazer peças mais jovens, mais coloridas”, explica a estilista Juliana Pinto, que há pouco mais de um ano criou a marca “Relevo”.

A cidade possui três programas de coleta seletiva: “Porta a Porta”, que faz o recolhimento em alguns bairros da cidade de segunda a sexta; “coleta eventual”, que atua no Centro, em Araras e em Corrêas sob demanda; e os ecopontos da Mosela, de Itaipava e do Quitandinha, onde a entrega de materiais recicláveis gera descontos na conta de luz.

Segundo o diretor técnico-industrial da Comdep, Carlos Alberto Salgueiro, o espaço é uma oportunidade de divulgar o trabalho dos artesãos. “São pessoas que fazem um trabalho maravilhoso reaproveitando o que normalmente nós jogamos no lixo, e mostram que é possível ter um outro olhar para esses materiais. O trabalho deles pode ser visto não apenas na Bauernfest, mas em todas as principais festas da cidade”, garantiu o diretor.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).