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Aplicativo do Procon terá opção para fazer denúncias e protocolar reclamações

O municípioa acaba de lançar um pregão presencial para a contratação de empresa que vai elaborar o aplicativo Procon Petrópolis e irá disponibiliza-lo para celulares com iOS e Android. A concorrência pública está marcada para o próximo dia 11 de julho, às 14h, no Centro Administrativo, na Barão. Pelo app, os petropolitanos poderão abrir um chamado e acompanhar o passo a passo do problema relatado.

O aplicativo será dinâmico, ou seja, ele funcionará realmente como um braço do Procon. Nele, ao abrir o chamado, o usuário contará com espaço para anexar fotos (uma nota fiscal, por exemplo), vídeos, áudios, além de espaço para relatar o problema ocorrido, colocar os números de protocolo de um potencial atendimento, enfim, todas as provas que corroboram a denúncia do usuário. Antes de fazer isso, o usuário precisará se cadastrar e é o login e senha que será usado para realizar o acompanhamento, pelo próprio smartphone ou tablete, daquela reclamação.

“Ao mesmo tempo, contaremos no Procon com uma plataforma de gerenciamento, que também será desenvolvida pelo vencedor da concorrência, que será nosso meio de dar a resposta a este usuário. Ou seja, é ali que nossa equipe vai dar andamento às reclamações, classificando o status de cada ocorrência como pendente, em andamento e fechado. A ideia é que todo o processo seja feito on-line, dando comodidade e agilidade ao usuário”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

O prazo para desenvolvimento do aplicativo, após assinatura do contrato, é de seis meses. Após esse período, a empresa vencedora do certame fica responsável por toda a manutenção técnica, ou seja, todo o aparado de tecnologia da informação e problemas relacionados a manutenção do sistema deverá ser resolvida por ela pelo prazo de mais um ano, mantendo equipe disponibilizada para esses ajustes e correções à disposição do Procon. O teto da licitação para todos os 18 meses de contrato é de R$ 111.833,33 – vence a empresa que oferecer o menor valor, além de possuir capacidade técnica para realizar o serviço.

As funcionalidades do aplicativo vão além: através dele, denúncias poderão ser feitas e o usuário poderá acrescentar informações como fotos, por exemplo. Ele também terá acesso às notícias do Procon, ao Código de Defesa do Consumidor, contatos e localização das unidades no Centro e Itaipava, dentre outros.

A implementação do aplicativo é mais uma forma de auxiliar o consumidor petropolitano em suas relações de consumo. De um Procon com existência praticamente nula em 2016, agora o órgão é um canal confiável de defesa do consumidor e conta com linhas telefônicas, página no Facebook, canal via WhatsApp, além de um portal na internet, o www.petropolis.rj.gov.br/procon. Ainda este ano, o órgão também ganha uma unidade móvel totalmente equipada.

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