Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Concerto de Gala recebe orquestra e corais na Catedral São Pedro de Alcântara

Para celebrar as 18 edições do Festival de Inverno de Petrópolis, um marco no calendário cultural da cidade, o Instituto Dell’Arte promove um concerto de gala nesta sexta-feira (5), às 19h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, com entrada gratuita.

O espetáculo será aberto pela Orquestra Sinfônica Cesgranrio, sob a regência do maestro Eder Paolozzi, que será acompanhada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, dirigido pelo maestro Marcelo Vizani. Outra atração é o Coral da Universidade Católica de Petrópolis, que será regido pelo maestro Antônio Gastão. No repertório, obras de Georg Friedrich Händel e Antonio Gastão. Mais uma vez, o público será convidado a participar da Campanha da Solidariedade, doando um alimento não perecível.

Infelizmente, o Festival de Inverno da Dell’Arte não será realizado neste ano, conforme havíamos informado nesta matéria.

Orquestra investe em jovens músicos

Criada pela Fundação Cesgranrio em 2015, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio reúne jovens estudantes de cursos universitários e técnicos do universo musical, que dividem seus talentos entre violino, flauta, violoncelo, oboé, contrabaixo, tímpano, fagote, clarineta, viola e trompete. Coordenada pelo maestro Eder Paolozzi, a orquestra tem uma inovadora proposta de investir na formação de público e na profissionalização de seus integrantes, além de divulgar a música erudita. Desde a estreia, em 2014, participou de eventos importantes da cena musical, como o Festival Internacional Villa-Lobos (Venezuela), o Festival Mimo (Rio e Paraty) e a primeira edição do Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP.

Coral só de meninas é um dos destaques

Criado em 1988, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis tem 59 integrantes e, desde 1998, está sob a batuta do maestro Marcelo Vizani. Mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o Coral tem repertório variado, com música sacra, folclórica e popular.

O grupo já participou de diversos projetos de renome, como o Projeto Aquarius, o Tour da Experiência, no qual a história de Petrópolis é contada e cantada, e o projeto MPB em Conversa, que relaciona a música popular brasileira à história do Brasil. Durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, o coral saiu em turnê por diversas regiões do país e de Portugal.

Em 2014, lançou seu primeiro CD, com três canções inéditas. Em 2016, o Coral recebeu o prêmio Maestro Guerra-Peixe na categoria Música Erudita, pela apresentação do oratório “A Paixão segundo São João”. Em 2018, apresentou-se nas cidades de São Paulo, Campinas e Curitiba e participou das comemorações de Natal do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.

Coral universitário com repertório variado

Formado, em sua maioria, por alunos da instituição, o Coral da Universidade Católica de Petrópolis nasceu em 1976. Em 42 anos, reúne diversas apresentações memoráveis em sua cidade natal, além de concertos por todo o estado. Seu vasto repertório inclui Música Popular Brasileira e internacional, músicas temáticas e, sobretudo, música sacra.

Ao longo de sua história, o grupo manteve longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira – com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius – e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Coroando essa parceria, em julho de 2010 o Coral da UCP participou da estreia latino-americana da Sinfonia nº 4, de Charles Ives, e da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky.

Em abril de 2005, o Coral da UCP foi convidado pela direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro a se apresentar neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP.

À frente da regência e da direção do coro, desde 1989, está o maestro Antônio Gastão. O grupo mantém uma agenda intensa com uma média de 60 apresentações por ano.

 

*Matéria atualizada às 15h43

Um Comentário

  1. Muito boa a matéria. Queria apenas corrigir que o dia 5 de julho é nesta sexta-feira e não sábado. Além disso, o nome do maestro do coral da UCP é Antônio Gastão e não Galvão, como está no final do texto.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).