Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Guarda Civil comemora 95 anos com várias atividades neste mês

O mês de julho será de comemorações para a Guarda Civil de Petrópolis. A corporação, formada por 209 homens e mulheres com atuação na preservação do patrimônio público, força de segurança reconhecida como essencial e ainda com forte trabalho social, completa 95 anos no dia 12 e uma série de eventos vai marcar o aniversário. Entre eles caminhada que começa na Av. Barão do Rio Branco em direção ao Parque Natural no dia 7; o início da campanha de doação de sangue no dia 8; o encerramento da arrecadação de alimentos no dia 9, uma solenidade de aniversário e uma apresentação do canil na Praça da Liberdade no dia 14.

Neste domingo (7), a corporação vai promover uma caminhada em um percurso de 2,5 km entre o Circuito de Esporte e Lazer (altura do número 1.300 da Av. Barão do Rio Branco) até o Parque Natural Ipiranga, que é cuidado pelo Grupamento Ambiental da instituição. A caminhada começa às 9h e, no encerramento, será feita uma apresentação com os animais do canil da Guarda, no parque.

Para a caminhada, a Guarda Civil convida todos os participantes a vestirem a cor símbolo da corporação e que estampa os uniformes dos agentes, azul. Depois de percorrer o Circuito de Esporte e Lazer, Rua 13 de Maio e Av. Ipiranga, os participantes acompanharão uma demonstração dos cães da Guarda, orientada pelo coordenador técnico do canil, Leandro Lopes. Ele vai mostrar o trabalho de detecção de drogas e de cinoterapia.

No dia seguinte (08.07), terá início a campanha de doação ao Banco de Sangue Santa Teresa. Na terça (09.07), será encerrada a mobilização para arrecadar alimentos para instituições de caridade. Ainda estão previstas solenidades na Câmara e na própria sede da Guarda, esta última no próprio dia do aniversário, e um culto evangélico. O encerramento das comemorações acontece no domingo seguinte (14.07), com uma nova apresentação dos cães, dessa vez na Praça da Liberdade.

Também na data em que completa 95 anos, está previsto que o prefeito Bernardo Rossi altere, por decreto, o regimento interno da corporação, adequando ao Estatuto Geral das Guardas, ampliando a participação efetiva na segurança pública do município. Com isso, os agentes vão passar por novos processos de capacitação para atender ainda mais a população.

O primeiro evento da programação de aniversário foi um café da manhã dos agentes com o prefeito Bernardo Rossi no dia 6 de junho. Neste dia, o prefeito assinou o decreto que criou uma comissão independente que será responsável por avaliar o trabalho prestado pelos agentes e anunciou o envio para a Câmara de Vereadores da proposta de lei que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública.

 “É mais uma forma de fortalecimento da Guarda Civil e também vai dar independência. Esse fundo vai permitir que os agentes possam melhorar ainda mais o serviço de atendimento para os petropolitanos”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O Fundo Municipal de Segurança Pública será o mecanismo para que o município consiga captar recursos do SUSP, que teve verbas de aproximadamente R$ 800 milhões só no ano passado. Será possível apresentar projetos para aquisição de uniformes, viaturas, equipamentos de proteção individual (como capacetes para os agentes que se deslocam de moto), de comunicação (como rádios), entre outros tipos.

A Guarda possui projetos, por exemplo, para reestruturação do Parque Natural Padre Quinha (cuidado pelo Grupamento Ambiental da GC) e criação do Sistema de Guarda Comunitária Móvel, que pretende apresentar ao governo federal e poder desenvolvê-los. Hoje, a corporação atua dentro da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).