Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Petrópolis terá escola militar em 2020

Em reunião realizada nesta segunda-feira (8) com secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes e o deputado estadual Sergio Fernandes, na sede da Secretaria de Estado de Educação, no Rio, foi anunciada a abertura de uma escola militar em Petrópolis no próximo ano. De acordo com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de lei que permite a implantação, no âmbito da rede estadual de educação, de um Colégio da Polícia Militar, em Petrópolis, é de autoria do deputado estadual Vandro Família.

Na escola militar, os alunos terão acesso a atividades diferenciadas: as práticas didático-pedagógicas se subordinam às normas e prescrições do sistema de ensino do Exército e/ou das instituições às quais estão ligados, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mas também obedecem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal referência para estabelecer os princípios da educação básica no Brasil.  

Petrópolis é a terceira cidade do Estado a ter uma escola militar. A quantidade de vagas oferecidas e o público alvo da nova unidade ainda serão estabelecidos pela Secretaria de Educação de Petrópolis. O número de vagas vai depender do espaço que será disponibilizado pelo município para abrigar a nova escola. Segundo o acordo fechado entre o governo do Estado e o município, a prefeitura de Petrópolis vai indicar o prédio onde a escola vai funcionar e custear as contas de água e a luz.

De acordo com o Secretário de Educação, Pedro Fernandes, o Governo do Estado vai dar o suporte necessário para o projeto. “A matriz de ensino será através da Base Nacional Comum Curricular, com oferta de atividades diferenciadas no contraturno”, explica. A meta do governo é ter mais 27 escolas militares no Estado.

Neste ano, duas novas unidades militares já foram inauguradas: em Volta Redonda, o Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar funciona no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, que estava desativado e foi doado pela Secretaria de Estado de Educação. Já o Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar, em Miguel Pereira, foi instalado no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, apontado pela Prefeitura da cidade. Nessas escolas, os estudantes têm acesso, durante a manhã, às disciplinas da BNCC e, no contraturno, noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate a Incêndio; entre outros conteúdos.

Seguindo as diretrizes da BNCC, na escola militar, serão obrigatórios os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, a Base prevê a flexibilização da organização curricular por meio dos itinerários formativos e organização das atividades segundo as áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Já o deputado Sérgio Fernandes destaca que a unidade será uma escola a mais. “Não haverá fechamento de nenhuma unidade, nem substituição de uma escola tradicional para uma militar. É uma nova unidade, ela se soma à rede estadual em Petrópolis. Isso é muito importante frisar, porque são mais vagas, mais opção em educação”, destaca.

Para a secretária de Educação, Marcia Palma, presente ao anúncio da parceira, este será mais um reforço para a educação petropolitana. “Petrópolis é referência na educação pública de qualidade e a novidade vem a somar com as diferentes formas de ensino. Já temos 15 escolas que oferecem educação em tempo integral e, percebemos o quanto a permanência do aluno nas dependências das unidades escolares têm reflexo positivo no aprendizado”, disse. 

*Matéria atualizada em 9 de julho, às 16h15

3 Comentários

  1. Esse projeto não é nem do prefeito muito menos do deputado citado e sim do deputado Vandro Família. O link do vídeo que gravamos pode ser conferido na minha página no facebook Paulo Família.
    #FakeNews

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).