Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Duo Yatsugafu-Balloussier se apresenta neste sábado

Neste sábado (13), a Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe o Duo Yatsugafu-Balloussier com Kátia Balloussier ao piano e Olivier Yatugafu no violino, às 16h, no Museu Imperial. No programa, obras de Edvard Grieg, Claudio Santoro e Claude Debussy.

Kátia Balloussier é detentora de sete primeiros prêmios em Concursos Nacionais de Piano, destacando-se o 1º lugar no concurso Arnaldo Estrella, em 1982, em Juiz de Fora. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros.

Desde 1997, ocupa o cargo de pianista da Unirio, sendo responsável pelo acompanhamento das classes de canto, cordas e sopros. Ultimamente, foi solicitada para participar de concertos com as orquestras Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Petrobras-Pró Música, tocando piano e celesta.

Já Oliver Yatsugafu conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumentistas, dentre os quais se destacam o VIII Concurso Nacional de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, promovido pelo Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora (MG), e o IV Concurso Petrobrás Pró-Música para Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Petrobrás Pró-Música, atualmente Petrobrás Sinfônica (RJ). Foi spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Orquestra de Câmara Solistas do Paraná, da Orquestra de Câmara da PUC-PR, da Camerata Florianópolis e da Orquestra da Sociedade de Concertos de Brasília.

Desde 2013, Oliver é professor da Universidade Federal de Mato Grosso, onde atua como docente das disciplinas de Violino e de Música de Câmara nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. Além das atividades relacionadas ao ensino, Oliver é diretor musical e coordenador do Programa de Extensão “UFMT com a Corda Toda”.

A programação da Sociedade Artística Villa-Lobos continua em agosto com “O Virtuosismo Eslavo”, com João Elias ao piano. E em setembro a programação se encerra com o “Festival Mozart”, apresentado pela Orquestra de Câmara de Barra Mansa, sob regência de Daniel Guedes.

Serviço

Local: Cineteatro do Museu Imperial

Data: 13 de junho (sábado)

Horário: 16h

Ingressos: R$ 90,00 (inteira) / R$ 45,00 (meia-entrada válido para estudantes e idosos)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).