Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Semana Mundial do Aleitamento começa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (1º) começa a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. O evento, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), acontece sempre na primeira semana de agosto.

Em Petrópolis, desde 2015, está em vigor uma lei que garante o direito ao aleitamento materno em todos os estabelecimentos do município. A medida é de autoria da vereadora Gilda Beatriz (MDB), que afirmou a importância da amamentação para os bebês. “A lei tem o objetivo de garantir um direito para a mãe e para o seu filho. A amamentação é um gesto de carinho, um dos cuidados mais importantes da mulher para o bebê. Lembro também que é muito importante o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade da criança”, declarou Gilda.

De acordo com a regra, todos os estabelecimentos da cidade devem permitir às mães de amamentarem os seus filhos, independentemente da existências de áreas específicas para o aleitamento.

Segundo a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que é coordenadora da semana, o tema de 2019 foi motivado pela inclusão de todos os tipos de pais, buscando a integração e rompendo as barreiras de gênero. A organização ainda destaca os números que poderiam ser evitados com a amamentação adequada, como é o caso da mortalidade infantil.

Agosto Dourado terá ações em todas as unidades de saúde

As ações do Agosto Dourado começam logo nos primeiros dias do mês, quando será promovida a conscientização da Semana Mundial da Amamentação. A Secretaria de Saúde programa uma série de intervenções para orientar a população sobre a importância de se garantir o aleitamento materno, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade das crianças. Os profissionais da rede estarão voltados a reforçar a prática da amamentação em todas as unidades de saúde. O Centro de Saúde entra na programação com ações que começam nesta quinta-feira (1º) e se estendem até o dia 7 de agosto.

Palestras e dinâmicas de grupo farão parte dos atendimentos de todas as unidades de saúde da rede de atenção básica. De acordo com os dados divulgados pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, a amamentação é fator de grande relevância que contribui para salvar a vida de 13% das crianças, menores de cinco anos, em todo o mundo.

Centro de SaúdeOs benefícios para a saúde e desenvolvimento saudável das crianças serão discutidos em todos os eventos. No Centro de Saúde, as gestantes agendadas para as consultas de pré-natal serão recepcionadas em ambiente decorado com a temática da amamentação e participarão de palestras e dinâmicas de grupo sobre o assunto. Os eventos são abertos a todos os interessados em receber orientações e conhecer os benefícios da amamentação. A ideia é fortalecer as ações que já são realizadas com as gestantes. Atualmente, o município conta com cerca de três mil gestantes sendo acompanhadas pela rede.

Com o tema central, “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação, hoje e no futuro!”, os trabalhos envolverão os familiares das gestantes, em especial os parceiros, para que contribuam para a prática da amamentação. “O tema enfatiza a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, para que o aleitamento materno seja possível. O foco é informar as pessoas sobre o fortalecimento de vínculos e benefícios para a saúde da mãe e do bebê, entre outros ganhos oferecidos pela amamentação”, destaca a secretária de saúde, Fabíola Heck.

De acordo com estatística nacional, somente 9% das crianças recebem a amamentação de forma exclusiva. A média de tempo do aleitamento materno é de apenas 54 dias. “Estes números são as evidências das quais precisamos para entender a urgência da necessidade de participação de todos em prol do aleitamento materno”, destaca a coordenadora da Área Técnica da Criança, Deborah Cinelli.

Foto: reprodução/internet

2 Comentários

  1. Meu nome é Dinah Binotto. Sou odontopediatra . Compus dia músicas em prol do aleitamento materno e acabo de disponibilizar no SoundCloud.com. Só colocar meu nome e as duas músicas podem ser baixadas e utilizadas
    Angústia da Separação
    Basta você acreditar!
    Espero que possam ser úteis.
    Boa SMAM a todos!

  2. Bom dia eu me chamo Patrícia Helena janato eu tive o meu terceiro filho com o parto normal mas o BB teve complicações ao nascer ele ficou duas semanas na UTI neonatal mas depois das duas semanas que nunca passava,o pediatra liberou para eu começar a amamentar eu fiquei tão feliz que prometi para mim mesma que meu filho iria mamar até quando ele quiser e confesso que eu não fiquei hora nenhuma mormura do eu achava prazeroso amamentar o meu BB e ele mamou até seis anos e meio e hoje ele já está com 14 anos e nunca ficou doente nem gripe e teve sempre foi uma criança saldavel hoje ele é um esportista eu confesso que eu fiz isso por amor ao meu filho eu nunca pensei no meu corpo claro que eu me cuidava eu vejo hoje as mamães de primeira viagem que não quer amamentar por causa do seu corpo para não deformar mas desde já eu confesso que esse jeito é de puro amor e não me arrependo de nada quem ama cuida do a a dica Patricia janato de Marília sp

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).