Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Ambiente

Moradores aprovam delimitação para a criação de área de preservação no Quarteirão Italiano

Durante audiência pública realizada nesta semana, moradores do Quarteirão Italiano e adjacências aprovaram a delimitação para a criação de uma nova área de preservação na Rua Ângelo João Brand. Também foi aprovada a solicitação para a troca do nome do projeto, que a princípio era “Floresta Municipal do Quitandinha”, para “Floresta Municipal do Quarteirão Italiano”. A nova unidade, que possui 5,9 hectares preservados, também pode contribuir para o aumento da arrecadação do ICMS Verde.

Durante a reunião, o engenheiro agrônomo e assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Leite, apresentou a proposta da nova unidade, com as marcações previstas, mapas, fotos aéreas, assim como todas as regulamentações que são exigidas pela Lei 9.985 que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão de áreas de conservação. A floresta é uma categoria da Unidade de Conservação que tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. “A ideia é criar também um espaço de estudo, como por exemplo o reflorestamento de uma área montanhosa, questões de solo, geologia, entre outros. Podemos fazer convênios com instituições para que o trabalho seja realizado em conjunto”, explicou.

“Estamos todos com o mesmo sentimento de preservar a Mata Atlântica da nossa região. Esse projeto é uma luta dos moradores há mais de cinco anos. Estamos unidos por um mesmo fim, pois esta é a única parte preservada de nosso bairro. Já lutamos em outras gestões contra projetos de construções, pois queremos proteger o espaço. E agora, com a apresentação deste projeto vemos um sonho acontecendo”, frisou o presidente da Associação dos Moradores do Quarteirão Italiano, Carlos Vasconcelos.

Com a aprovação dos moradores presentes na audiência pública, agora será criada a unidade de conservação e começará o plano manejo, onde serão feitos estudos sobre a vegetação nativa e solo para o reflorestamento. “Sempre adotamos políticas públicas para preservar as áreas verdes do nosso município. Temos várias ações de conscientização, inclusive nas escolas. A criação desta unidade será mais uma local de lazer para os petropolitanos e é mais uma conquista da gestão”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Na cidade são 12 Reservas Particulares do Patrimônio Natural – cinco elaboradas pelo governo federal, quatro pelo Estado e três municipais. Outras unidades de conservação são o Parque Natural, no Centro; o Monumento Natural da Pedra do Elefante (MONA-PE), no Taquaril; o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a APA Petrópolis, a Reserva Biológica de Araras, a Reserva Biológica do Tinguá e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).