Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Turismo

Cefet campus Petrópolis oferece visitas guiadas a prédio histórico

Conhecer e aprender sobre os principais aspectos arquitetônicos e históricos que se configuram no prédio do antigo Fórum da cidade é um dos objetivos da visita guiada “Percorrer, ver, conhecer: uma incursão mediada pelo Cefet/RJ campus Petrópolis”. Integrando a Semana de Recepção aos novos alunos da instituição, a atividade, que é gratuita, será realizada ao longo dos dias 5 e 6 de agosto e está aberta ao público interno e externo.

O percurso tem início na entrada do prédio, com ênfase na sua localização e na fachada, com paradas no saguão, no Salão Nobre e no anexo da biblioteca, ambientes emblemáticos que reúnem elementos significativos para interpretar a edificação. Situada no conjunto urbano e paisagístico tombado pelo Iphan, a edificação é um exemplo da tendência revivalista e eclética da arquitetura que forjou as cidades no século XIX e início do XX.

Construído nos primeiros anos da República, o prédio é atravessado por antecedentes históricos que remontam ao Império, inscreve-se na história republicana como símbolo do poder judiciário regional, consolidando-se como um prédio público por excelência. Esse caráter público se reafirma na nova fase como instituição educacional que tem por um dos desafios a construção de sua identidade na história petropolitana.

Coordenada pelas professoras do campus Petrópolis Ludmila Vargas Almendra e Patrícia Souza Lima, a visita guiada pode ser agendada por pessoas e/ou grupos internos e externos à instituição pelo e-mail lima.patriciasouza@gmail. O limite é de 20 participantes por grupo.

O Cefet/RJ campus Petrópolis fica na Rua do Imperador, 971 – Centro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).