Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

Alunos de Petrópolis conquistam 1ª lugar da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A equipe SIR Breguete, formada pelos alunos Lucas da Silva Muniz, Bianca Domingos Guarizi e Christian das Neves Moreira, do último ano do Ensino Médio Técnico em Tecnologia da Informação, do Centro Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI) da Faetec Petrópolis, ganhou a medalha de ouro na Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada neste mês, em Teresópolis. Os estudantes agora seguem na disputa na modalidade prática, quando o robô vai concorrer na Etapa Estadual da Olimpíada, no dia 22 de setembro, em Petrópolis.

O projeto, incluindo construção e programação do robô, foi desenvolvido pelos alunos no Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica (SirLab), da Faeterj Petrópolis, sob a orientação do professor Alberto Angonese. A máquina SIR Breguete funcionou de forma autônoma na competição e superou uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos, suplantação de detritos e resgate de vítimas.

A Faetec Petrópolis foi a única instituição pública que competiu na etapa regional em Teresópolis. Segundo o professor Alberto Angonese, a conquista do primeiro lugar mostra todo o potencial dos alunos da unidade. “Essa medalha é uma grande motivação para os nossos alunos, pois mostra o desempenho e a superação deles para os desafios acadêmicos, além de representarmos efetivamente a qualidade que o Ensino Médio Técnico público possui”, destacou Angonese, que leciona na Rede Faetec há 15 anos.

O curso Técnico em Tecnologia da Informação tem duração de um ano e meio e possui um projeto de integração entre os alunos de nível superior com os alunos do Ensino Médio Técnico da instituição. A proposta é de ofertar oficinas em robótica com o foco principal na preparação para a OBR.

A boa atuação na unidade da Faeterj Petrópolis não é novidade na competição. Em 2014, os alunos obtiveram o primeiro lugar na etapa estadual da OBR, além do título de vice-campeão latino-americano de robótica, entregue ao Centro de Educação Profissional de Petrópolis. E em segundo lugar na categoria RoboCup Simulation 2D e em quarto lugar na categoria IEEE Very Small Size Soccer na Latin American Robotics Competition. Já em 2016, os alunos do Ensino Médio foram campeões da OBR Regional e Estadual. O Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica da unidade já se tornou referência no segmento. “Estamos sempre fazendo a diferença, uma vez que somos protagonistas no Estado na área de robótica e automação”, festejou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leonardo Rodrigues.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).